Conhece a história de Alexandre, o Grande?

Alexandre, o Grande foi um dos comandantes militares mais bem-sucedidos da história, conhecido por ter criado um dos maiores impérios de sempre.
Na história das suas conquistas, Alexandre enfrentou o Império Persa, liderado pelo Rei Dario III. Este império dispunha de um exército mais numeroso, cavalaria, elefantes e tecnologia de guerra avançada. Ainda assim, acabou derrotado pelo exército de Alexandre.

Como? Tudo por uma questão de estilos de LIDERANÇA.

Ao atravessar os desertos da Ásia, Alexandre lutava ao lado do seu exército contra os perigos da viagem, comia quando os seus homens comiam e recusava-se a beber água se não houvesse suficiente para todos. Não só comandava o seu exército, como era parte dele.
Em contrapartida, o Rei Dario III forçava os seus homens a combater e colocava a sua própria segurança acima de tudo. Mesmo com os números a seu lado, perdeu o controlo do seu império para Alexandre.

Reflexão: entre estes dois estilos de liderança, qual se assemelha mais ao meu?

Eis uma das frases mais marcantes atribuídas a Alexandre, o Grande:
“Não receio um exército de leões liderados por uma ovelha; receio um exército de ovelhas liderado por um leão.”
Sabe por que é que o leão é o rei da selva, mesmo não sendo o animal mais rápido, o maior ou o mais inteligente? O leão acredita que nasceu para vencer. É tudo uma questão de mindset.