Certamente já sentiu ansiedade. Quantas noites já perdeu a pensar no que pode acontecer? No que ainda tem por fazer? No que não vai conseguir?

Dificuldade em dormir. Medos irracionais. Tensão muscular, azia e problemas digestivos. Bloqueios em público ou ataques de pânico. Comportamentos compulsivos, falta de autoconfiança e não acreditar em nós próprios.

 “A ansiedade não tira as aflições de amanhã, apenas as forças de hoje.” C.H. Spurgeon

Quando decidi avançar com a minha própria empresa comecei por falar com um conjunto de empresários que me pudessem “aconselhar” sobre os passos iniciais. Para meu espanto, e independentemente do grau de sucesso de cada um, todos me referiram a ansiedade como uma das dificuldades deste tipo de jornada.

Mas afinal o que é a ansiedade?

Ao analisar o que será que nos tira o sono pude perceber que, na realidade, há duas coisas que atormentam o nosso dormir: os problemas do passado – a que chamamos depressão e o medo dos problemas do futuro – a que chamamos ansiedade.

A depressão é o resultado da nossa mente focada em episódios já vividos e cujo resultado não nos agradou. O que passou, passou. Devemos aprender com os erros e “bola p’ra frente”.

A ansiedade é a consequência do nosso cérebro se preocupar com hipotéticos problemas futuros. Sobre o futuro podemos distinguir duas situações:

  • O que eu posso controlar

Esta é a forma útil da ansiedade e é sobre esta que nos devemos debruçar para o sucesso dos nossos projetos.

  • O que eu não posso controlar

Se não posso controlar então também não devo sofrer por antecipação. Posso tentar prever o pior cenário, precaver-me tão bem quanto esteja ao meu alcance.

E como podemos controlar, ou melhor ainda, usar em nosso benefício a ansiedade?

O primeiro passo é aceitar que um pouco de ansiedade é positivo. Senão mesmo, essencial, para sabermos que estamos a sair da nossa zona de conforto… Se temos objetivos, pessoais e profissionais, que não nos trazem um pouco de medo, então, estamos adefini-los muito abaixo do que realmente podemos aspirar.

A Ansiedade eleva a fasquia das expectativas a níveis aparentemente inatingíveis, cria dentro de nós a sensação de que gostamos cada vez menos do que temos. Vamos usar esta sensação para garantir a energia necessária à nossa própria mudança.

Visualizar onde queremos estar permite-nos definir ações e metas que nos indicam o caminho a trilhar, a execução consistente dessas ações garante-nos o controlo sobre os problemas do futuro e permite-nos ir mais além.

Se a ansiedade é pensar no futuro, são os Planos de Ação que nos permitem concentrar mais no presente sem perder de vista o futuro. E este é o segundo.

O Autoquestionamento, colocar perguntas poderosas a nós próprios, é o terceiro passo para usar a ansiedade em nosso proveito. E quanto mais poderosas forem as perguntas melhor definido ficará o nosso mapa. Ou seja, melhor o nosso plano de ação e menor a nossa ansiedade.

Ainda assim, por vezes os níveis de ansiedade precisam mesmo de ser controlados. Existem alguns “truques”:

  1. Podemos enganar o nosso cérebro com tarefas rotineiras e que exijam alguma atenção, um foco de atenção momentâneo.
  2. Podemos/devemos praticar alguma atividade física. O exercício físico é um estimulante natural, no final da prática de exercício físico somos inundados de sensação de confiança e prazer. É, sem dúvida, um dos melhores remédios, naturais, para controlo da ansiedade.
  3. Podemos conversar com alguém sobre as nossas ansiedades. Por vezes, apenas o simples ato de falar ajuda, outras vezes podemos receber um feedback revelador quando o nosso colega de conversa até já experienciou situações similares.

Não podia terminar sem avisar, também existem potenciadores de ansiedade! Devemos ser extra cautelosos em relação a estes. Sempre que o nosso mapa não está bem definido temos tendência a perder o controlo. Por vezes não é mais que a maneira de dizer “ao mundo” tenho um problema e “acho” que não sei resolver…

Na VR2P ajudamo-lo a definir o seu mapa, a desenhar a solução para o seu problema. Venha, agora, definir os planos de ação e garanta a sua execução consistente. Promova o crescimento da sua empresa de ansiedade controlada.

Vasco Rosa Pires

Consultor

VR2P – Consultoria Estratégica