Com frequência me interrogo sobre como posso comunicar melhor com o meu público. Deparo-me com esta necessidade na minha empresa e naquelas por onde vou passando. Hoje quero mostrar-lhe como pode melhorar a comunicação da sua marca com o seu nicho de mercado.

Tem sido difícil comunicar de forma eficaz com o seu público?

Atualmente, nas empresas, a comunicação virtual é de tal forma importante que passou a ser uma preocupação da Gestão de Topo.

Longe vão os tempos em que esta era uma “guerra” apenas do departamento de marketing. Agora, todos os colaboradores estão envolvidos e são peças chave do sucesso da estratégia escolhida.

E os seus colaboradores, já são um ativo da sua estratégia de comunicação?

Sabe-se que, hoje em dia, apenas 14% dos consumidores acreditam na publicidade tradicional feita pelas marcas e 84% seguem as recomendações de amigos. E, mais de 50% acredita até na opinião de verdadeiros desconhecidos… – Quem é que hoje faz uma reserva num hotel sem ver as críticas do booking.com?

Esta realidade, que todos podem influenciar, mesmo os mais tímidos que anteriormente não ousavam partilhar a sua opinião, não passa despercebida a ninguém. Todos podem ser influenciadores de opinião.

É preciso fomentar essa interação dos seus colaboradores com o seu público. São eles que vão comunicar a empresa nesse universo virtual.

A ideia não deve ser comunicar em todas as plataformas e de qualquer maneira, isso não faz sentido. As empresas precisam de compreender qual é o melhor canal com o seu público e qual a melhor forma de pôr os seus colaboradores a comunicarem nele. Por exemplo, a forma de comunicar no Facebook não é, certamente, igual à de comunicar no Linkedin.

Pode e deve apostar-se em mais do que um canal, adaptando a comunicação. O que deve ser igual é o ADN por trás dessa comunicação. E o ADN de uma empresa é a sua identidade, são as pessoas que dela fazem parte. Nós somos as caras por trás das marcas, são as nossas relações, potenciadas nas redes sociais, que vão conduzir os nossos negócios mais longe, a mais pessoas e a melhores resultados. Quando a mensagem foge à identidade, o público recua.

Dito isto, é importante trabalhar a autenticidade, sair do convencional. É em ser genuíno e ser capaz de correr um pouco de risco, que o nosso público mais se identifica. Nas redes sociais procura-se alguma notoriedade, mas arrisca-se a reputação, a credibilidade e até a própria marca.

“As pessoas querem ver as caras por trás das marcas”

É preciso dar ao público o que ele pretende. As pessoas querem ver as caras por trás das marcas.

Vasco Rosa Pires

VR2P – Consultoria Estratégica