Quem já assistiu às minhas formações ou palestras sabe como os livros são importantes para mim.

A leitura traz-me conhecimento, inspiração e motivação.

Ler, como muitas outras tarefas, é uma rotina. No meu caso, e desde que há três anos nasceu o Pedro, meu filho, ler tornou-se uma rotina matinal. Todos os dias leio cerca de 40-50 páginas, sensivelmente uma hora.

Mas há tantos livros que quero ler e o tempo não chega para todos!

São cada vez mais livros novos a aparecer e há todos os mais antigos carregados de valor. É preciso decidir o que ler e o que ler primeiro!

Muitas vezes acabo a comprar mais livros do que aqueles que consigo ler. Acerca disso, bem… fica uma frase inspiradora. Tirada de um desses livros, claro!

“Comprar mais livros do que aqueles que conseguimos ler é um sintoma de que a alma está a tentar alcançar o infinito e essa paixão é a única coisa que nos ergue acima das alimárias que perecem.”, A. Edward Norton

Com o objetivo de inspirar à leitura e compartilhar boas práticas, selecionei os 12 livros que mais me ajudaram a crescer este ano.

Título: Sonho Grande

Autor: Cristiane Correa

Páginas: 240

Comentário: A história fantástica por trás do desenvolvimento de um dos maiores grupos Brasileiros. Um livro repleto de dicas e ensinamentos para fazer crescer um negócio. “Gente boooooa, trabalhando juuuuunto, faz a firma graaaaande.” Jorge Paulo Lemann

Título: Liderar a Mudança

Autor: John P. Kotter

Páginas: 208

Comentário: Num mercado em constante evolução os processos de mudança nas organizações são uma necessidade constante. Muitos destes processos falham devido a uma liderança inadequada. Este livro mostra-nos como a liderança influencia o sucesso da mudança. “O verdadeiro poder da visão é libertado quando a maior parte das pessoas de uma empresa têm a compreensão comum dos seus objetivos e direção. A liderança não é mais unicamente do topo da hierarquia, mas é também, ainda que num sentido mais modesto, de toda a organização.”

Título: Elon Musk 

Autor: Ashlee Vance

Páginas: 416

Comentário: Uma viagem pela vida de Elon Musk. Uma abordagem aos aspetos tanto pessoais como profissionais, passando pelas vitórias e também pelas dificuldades. Todos temos dificuldades mesmo os grandes visionários. Os bem-sucedidos são aqueles que dão o corpo aos desafios e fazem das derrotas aprendizagens.

Título: A Única Coisa

Autor: Jay Papasan e Gary Keller

Páginas: 232

Comentário: Este é um livro para quem procura melhorar a sua gestão de tempo e alcançar mais resultados. Saber, claramente, o que queremos atingir e focar na tarefa mais importante para o conseguir é o segredo da produtividade máxima.

Título: Pensa, É Grátis 

Autor: Joaquim Lorente

Páginas: 220

Comentário: Joaquin Lorente é um dos grandes criativos da comunicação e neste livro enriquece-nos com um conjunto de ideias que foi formulando ao longo da sua vida. Ideias que impactam e estimulam a nossa mente, levando-nos a pensar nos caminhos para o êxito. “Triunfar é saber convencer que aquilo que se oferece interessa.”, (é o título de um dos capítulos do livro) e este livro interessa.

Título: Primeiro Pergunte Porquê

Autor: Simon Sinek

Páginas: 272

Comentário: Simon Sinek acredita que só podemos inspirar os outros a seguir-nos quando mostramos o nosso “porquê”. Para mostrar o nosso Porquê temos que o tornar visível, o que nem sempre é fácil. Neste livro é ensinado o método do Círculo Dourado que nos vai ajudar a trazer à tona aquilo que verdadeiramente nos move. A paixão que pomos naquilo que fazemos é mais importante do que o que fazemos em si.

Título: Gestão Do Amanhã 

Autor: José Salibi Neto e Sandro Magaldi

Páginas: 256

Comentário: Neste livro os autores analisam as alterações no mercado global e sugerem algumas das transformações de gestão que as organizações devem efetuar se quiserem continuar a ter sucesso. Para chegarem a estas transformações os autores analisam os casos de algumas das maiores empresas Brasileiras.

Título: O Livro Vermelho das Vendas

Autor: Jeffrey Gitomer

Páginas: 224

Comentário: Quer fazer crescer as suas vendas? Gostava de implementar um método com provas dadas? Então este é um dos livros que vai querer ler. Jeffrey Gitomer, o autor, atingiu o sucesso como vendedor tornando-se atrativo para os clientes e trazendo-os assim até si. Neste livro dá-nos uma espécie de “passo-a-passo” daquilo que fez e lhe trouxe tão bons resultados.

Título: Mindset

Autor: Carol S. Dweck

Páginas: 320

Comentário: Livro UAUUUU, claramente o que mais gostei este ano. Temos uma tendência natural a deixar-nos derrotar pelo que corre mal e tentamos defender-nos atribuindo a “culpa” a fatores externos. Adotando uma mentalidade progressiva podemos aprender com a situação e usá-la em nosso favor. É a nossa atitude que determina o nosso sucesso e não qualquer fator externo em que queiramos acreditar.

Título: Dar a Volta 

Autor: Jenny Blake

Páginas: 320

Comentário: Arriscar uma carreira de sucesso por um projeto pessoal! Se, de alguma forma, esta possibilidade lhe passa pela cabeça então recomendo a leitura do “Dar a Volta”. Há dificuldades que vai enfrentar que são comuns a todos os que embarcam nesta aventura. Há alguns cuidados que pode ter para evitar alguns dissabores. E há, acima de tudo, a necessidade de perceber que não é só a si que isso aconteceu ou está a acontecer… Neste livro a autora relata as dificuldades que enfrentou, e explica o que fez para as superar, quando decidiu deixar uma carreira promissora na Google para se lançar num projeto próprio.

Título: Dentro da Loja Mágica

Autor: James R. Doty

Páginas: 232

Comentário: Uma história inspiradora de um neurocirurgião que veio de uma família complicada, conseguiu tudo, perdeu-se e voltou a encontrar-se. Esta história dá-nos duas grandes lições: o poder de acreditar que somos capazes e o perigo do deslumbramento nos cegar para o que realmente nos importa.

E finalmente, um livro de que também sou autor.

Título: Ama o Marketing

Autor: Quinze autores. Quinze artigos. Quinze olhares sobre o Marketing.

Ana Teresa Penim, António Paraíso, Carla Carvalho Dias, Carla Rocha, Carlos Coelho, Carlos Alberto Lopes, João Alberto Catalão, João Paulo Pinto, Liz Silva, Nuno Silva, Paulo Pinto Santos, Samuel Soares, Tim Vieira, Vasco Marques e Vasco Rosa Pires (eu)

Páginas: 180

Comentário: “AMA O MARKETING”, é um livro virado para o futuro e para as coisas que temos que fazer para enfrentar os desafios com sucesso.

Há cerca de um ano, foi-me lançado o desafio de escrever. Criar, junto com outros 14 autores, um livro que trouxesse ideias e ferramentas para enfrentar com sucesso os desafios do crescimento empresarial. Deparei-me com dois desafios, participar pela primeira vez como escritor de um livro e “casar” o meu capítulo no tema e na forma de escrever dos outros autores.  Na minha opinião ambos foram superados acima da expectativa, e deixo-lhe o repto de me enviar o seu feedback.

“Ler é alimentar-se do conhecimento. Escrever é tornar outros aptos a receber seus nutrientes.” Hadassa Queimener

Ler livros significa ganhar conhecimento. E, ter conhecimento é bom, mas é preciso mais!!! É preciso fazer alguma coisa com esse conhecimento para que ele possa dar frutos.

“Uma ideia poderosa é absolutamente fascinante e completamente inútil a menos que queiramos dar-lhe uso.” Richard Bach

A tarefa de escolher estes 12 livros, dos 60 que li em 2018, foi desafiante. Trouxe-me um sentido de responsabilidade acrescido sobre as minhas escolhas. Focou-me em livros que podem ajudar outros, você, a crescer enquanto pessoa e enquanto profissional.

Devo destacar que muitos destes foram sugestões que Amigos e até alguns desconhecidos foram fazendo nas minhas partilhas.

Então, porque não incluí-los na sua lista de leituras para 2019.

“Faz dos livros teus companheiros. Deixa que as tuas estantes e prateleiras sejam os teus recreios e jardins. “, Judah Ibn-Tibbon

Todos os meses partilho as minhas leituras, a partir de 2019 vou usar #livrosdovasco.

Se lhe interessam dicas sobre crescimento empresarial siga a @vr2p_consultoria Estratégica, partilhamos conteúdos de valor a pensar em si.

Faço votos de um 2019 cheio de boas leituras e acima de tudo MUITO SUCESSO