“Tudo o que a vida faz é retribuir aquilo que lhe oferecemos”
Albert Einstein
Se dermos de forma livre e espontânea, o princípio da reciprocidade replicará a sua ajuda.
Em que consiste o princípio da reciprocidade?
Reciprocidade é o ato de, em primeira instância, oferecer algo, provocando nos outros um sentimento de obrigação social ou necessidade de retribuir.
A nossa disposição consciente e imediata para dizer “sim”, resulta do estado de obrigação social em que somos envolvidos.
O resultado desta troca de recursos é vantajoso para todos os envolvidos e reflete-se numa maior colaboração e eficácia, bem como em relacionamentos mais duradouros e ligações recíprocas.
Exemplo:
Randy Garner, psicólogo, provou conseguir aumentar o número de inquéritos respondidos se o pedido para preenchimento do mesmo fosse acompanhado de uma mensagem manuscrita, podendo ser um post-it ou a morada e nome dos destinatários.
A personalização da carta, envolveu as pessoas num sentimento de obrigação social – alguém dedicou tempo e trabalho a escrever o meu nome e morada.
A reciprocidade é uma estratégia de persuasão, a partir da qual bons persuasores se podem questionar sobre quem poderão ajudar em primeiro, para receber a ajuda que precisam de volta.
Deixe o seu comentário