“Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”

Isaac Newton

Será mais fácil conseguir a cooperação de outras pessoas, se essas o reconhecerem como pertencente ao círculo mais chegado.

Como conseguir a cooperação?

Primeiro, procure um ponto em que ambas as partes possam concordar, esse deve ser o ponto central da conversa. É uma abordagem simples e comum, mas que no momento da ação não ocorre como deve e, por isso, devemos ser mais cautelosos.

Segundo, procure gerar ligações cooperantes entre sim, convidando outras pessoas a colaborar ativamente consigo, tornando-os parte ativas de um trabalho em que se sintam parte integrante do mesmo. Essa sensação de co-work resulta numa maior envolvência dessa pessoa e cooperação para que o trabalho dê certo.

Exemplo:

Durante a primeira Guerra Mundial, em finais do ano 1914, reza a história que soldados das linhas inimigas saíram das trincheiras e se juntaram para jogar futebol. Esse acontecimento inédito deu lugar aos alicerces das lendárias tréguas de Natal da Primeira Guerra Mundial.

Após longos meses de batalha, as tropas começaram a ganhar familiaridade com os inimigos, gerando-se uma cooperação que prevaleceu entre os dois lados.

Esse acontecimento provou que até os inimigos mais íntimos podem criar rituais de cooperação e encontrar elos que os motivem a percorrer caminhos conjuntos a fim de alcançar os seus objetivos.

A cooperação é uma ferramenta muito poderosa de persuasão, consegue que, indivíduos ou até inimigos se juntem na prossecução de objetivos comuns.

FAÇA O DOWNLOAD DO EBOOK SEXTAS DIA SIM AQUI