”Admitir nossos erros, é aceitar que não somos perfeitos. Justificá-los, é mostrar o quanto somos fracos.”

Autor desconhecido

As nossas fraquezas são aspetos que nos caracterizam e nos humanizam aos olhos de terceiros, por esse motivo não as devemos disfarçar.

O que podemos alcançar admitindo as nossas fraquezas?

O efeito pratfall descreve que a atratividade e interesse por uma pessoa aumenta, quando a mesma admite um erro, mas apenas se esse vier na sequência de provas de competências e capacidades.

Estudos aconselham que, para sensibilizar outros, devemos estar dispostos a confessar pequenos defeitos sobre a nossa personalidade. Demonstrando dessa forma que, como qualquer outra pessoa, também erramos e cometemos falhas.

A confissão da nossa fraqueza aumenta a perceção da pessoa que nos ouve, relativamente à nossa autenticidade, sinceridade e empatia.   

Exemplo:

Numa entrevista de emprego, a maioria dos candidatos procura vender a melhor imagem de si mesmo, colocando-se, para o efeito, como o ideal para o cargo. Contudo as empresas contratantes, habilmente começaram a questionar os candidatos sobre as suas fraquezas.

Num estudo realizado para uma investigação psicológica apurou-se que se gerava uma maior empatia pelo candidato que havia admitido ter entornado café por cima de si próprio. A falta de jeito gerou maior probabilidade de o mesmo ser o selecionado.

Admita pequenas falhas, pois ninguém é perfeito. As suas fraquezas podem potenciá-lo nos negócios e gerar mais empatia nos outros.

FAÇA O DOWNLOAD DO EBOOK SEXTAS DIA SIM AQUI