“Contar histórias é a forma mais poderosa de trazer ideias para o mundo de hoje”
Robert McKee
Políticos, criativos, professores e a maioria dos profissionais tem desenvolvido a sua profissão contando histórias aos seus públicos.
Por que é que contar histórias é mais eficaz?
A humanização do trabalho e da nossa mensagem é uma forma mais poderosa de transmitir uma mensagem ou uma ideia, de forma efetiva, do que qualquer quantidade de informações e dados.
As histórias alteram radicalmente a maneira como recebemos a informação. Elas permitem que o público crie relações com as personagens e se identifiquem com a narrativa.
Exemplo:
Yusuf e Baldev são amigos de infância separados em 1947, com a divisão da Índia e do Paquistão, que separou famílias e comunidades.
Em 2013, a neta de Baldev promete ao avô encontrar o seu amigo perdido Yusuf. As pesquisas inteligentes e a persistência levaram-na ao contacto do neto de Yusuf e juntos conseguem o reencontro dos velhos amigos separados pelas fronteiras.
Essa é uma história contada durante um anúncio da Google, onde a marca procura marcar um posicionamento claro de descoberta e união. Esse anúncio teve um impacto gigantesco porque envolvia as pessoas na narrativa, ao invés de usar factos para veicular a sua mensagem.
As histórias envolvem emocionalmente o público. Por isso, quando pretender persuadir uma pessoa ou defender uma ideia, não se limite aos factos puros, inclua histórias na sua mensagem.
Deixe o seu comentário