“Profissional não é um rótulo que atribui a si mesmo, mas uma descrição que espera que os outros percecionem de si próprio.”
David Maister
A “técnica do rótulo” consiste numa estratégia que implica atribuir um traço, atitude, crença ou doutro género, a uma pessoa antes de lhe fazer um pedido.
Como fazer uso da “técnica do rótulo”?
Para ser efetivo na persuasão não é necessariamente obrigatório rotular alguém como intermédio para atingir um objetivo. Ao invés disso, pode encorajar essa pessoa a “autorrotular-se”, desde que ele confirme que de facto essa pessoa tem esses traços desejáveis.
Essa estratégia pode resultar se levar as pessoas a refletirem sobre comportamentos anteriores, sendo que isso as pode motivar a realizar determinada ação.
Exemplo:
Acontece que no trabalho um dos seus colegas fica para trás e que outros dois em vez de estimularem a autoconfiança do colega, ainda o deitam mais abaixo com expressões como “Ele não cumpre prazos, não é de fiar”.
Uma abordagem útil a considerar, tendo em conta que o primeiro colega tem competências para desenvolver o trabalho a tempo, é lembrá-lo de exemplos anteriores em que cumpriu com o desafio.
Em seguida, deve continuar a motivar esse colega atribuindo-lhe um rótulo positivo, tal como “Vamos dar a volta e entregar o projeto a tempo, tal como já fizeste noutras vezes. Para mim sempre foste responsável e de confiança.”
Procure sempre rotular as pessoas de forma positiva e atribua-lhes características que reflitam de forma genuína as suas competências, experiências e traços de personalidade.
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