“O camaleão não se adapta a um ambiente tão somente por camuflagem. O ambiente externo tem influência em seu comportamento.”
Fernando Marcos
Não há ninguém que viva isolado ou alguma coisa que exista isoladamente. Por isso, todas as escolhas tomadas são feitas com influência do seu contexto.
De que forma podemos ser influenciados?
As pessoas podem ser influenciadas nas suas escolhas pelo ambiente em que se encontram, quer seja ele físico ou emocional, até mesmo ser influenciado pelas experiências que está a ter nesse dia ou por influencia das massas que se comportam segundo um padrão.
Inclusive a ordem pela qual os produtos estão dispostos numa prateleira, a disposição de uma loja ou a apresentação dos produtos num cardápio influencia a forma como percecionamos o preço, qualidade e satisfação.
Exemplo:
Imagine que está num restaurante e que procura um vinho para acompanhar a sua refeição. Em primeiro lugar aparece um copo por 4,20€, a meio da lista aparece um outro vinho cujo copo tem um custo de 3,10€.
A diferença parece um quanto insignificante para a sua escolha. Contudo, se em primeiro lugar do cardápio o vinho que se apresenta tiver um custo de 7€ o copo de vinho, a escolha apresenta-se muito mais clara.
Ter uma base de comparação é um trunfo para qualquer influenciador que pretenda ser bem-sucedido. Deve ter-se em mente o alvo, o contexto em que se insere e sugerir que existe já outras pessoas que o fizeram anteriormente.
Deixe o seu comentário