“O custo de estar errado é menor do que o custo de não fazer nada.”
Seth Godin
A infelicidade do que se perde é muito maior que a satisfação de ganhar alguma coisa. Faça ver às pessoas o quanto estão a perder.
Como fazer ver as pessoas que estão a perder?
Todas as pessoas têm algum receio de estar a perder alguma coisa, isso pode ser um desafio quando o objetivo é persuadir alguém a mudar hábitos ou comportamentos, sem que o único motivo sejam questões financeiras.
Por isso, não deve deixar de salientar que certas mudanças produzem vantagens genuinamente raras e únicas que os distinguem dos restantes positivamente.
Exemplo:
Um estudo realizado no âmbito desta temática analisou o impacto da forma como a mensagem é transmitida.
Entregou-se a um grupo de agregados familiares um relatório, com algumas medidas que o ajudariam a reduzir a conta energética e a informação de quanto poupariam se cumprisse essas sugestões. A um segundo grupo entregou-se o mesmo relatório, mas com a indicação de quanto estaria a perder se não cumprisse as sugestões indicadas.
Os agregados familiares que tomaram consciência do que estavam a perder colocaram as medidas em prática duas vezes mais que os restantes.
Demonstrar às pessoas o quanto estarão a perder é uma estratégica de persuasão realmente eficaz e com impactos significativos nos resultados.
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