“Você não precisa de mais horas no dia, você precisa estabelecer prioridades.”

Morgan Freeman

Para conduzir a vida com eficácia é necessário estabelecer prioridades com vista ao equilíbrio das atividades urgentes e importantes.

Urgência e Importância

A gestão eficaz de tempo só é possível com uma adequada priorização das tarefas que temos pendentes. Por esse motivo, torna-se fundamental que se defina se as atividades são urgentes e o nível de importância das mesmas.

As atividades urgentes impõem-se a outras tarefas que tenhamos a fazer, por esse motivo são tarefas óbvias.

As atividades importantes são as que produzem maior resultado para nós, pois de certa forma contribuem para a concretização dos nossos objetivos e metas prioritárias.

Desta forma, e a partir de um conhecimento sólido dos nossos princípios e objetivos é possível a gestão equilibrada com foco no que é importante, bem como no que é urgente ser feito. Essa gestão equilibrada produz uma maior produtividade e eficácia na realização das tarefas e na nossa vida.

– Exercício –

  1. Para um maior equilíbrio das suas tarefas é necessário delegar algumas tarefas urgentes, mas não importantes, que alguém possa realizar por si.
  2. Identifique as atividades que considera importantes, mas não urgentes e que tem negligenciado.
  3. Organize a sua semana e delegue algumas tarefas de menor importância para que tenha mais tempo para outras tarefas importantes, mas não urgentes, que são altamente importantes para uma maior produtividade e eficácia na sua vida.