“Adote uma nova filosofia de cooperação (win-win) em que todos ganham.”

– Edwards Deming

A filosofia win/win baseia-se em soluções ótimas que vão ao encontro do que é melhor para todos, potenciando um constante benefício mútuo.

Cinco dimensões da filosofia win/win

A tarefa mais elementar da liderança, é procurar aumentar o nível e a qualidade de vida de todos, tendo como base a ideia de que há bastante para todos e, por isso, o sucesso de uma pessoa não é conseguido à custa do fracasso de outro.

Dessa forma, a filosofia win/win procura ir ao encontro de benefícios para que todas as partes se comprometam e se sintam bem com as decisões tomadas. Quem assume esta filosofia procura construir relações de cooperação, nas empresas e na vida pessoal, relações de interdependência e de mútuo benefício.

Esta filosofia não é uma técnica de desenvolvimento pessoal, pelo contrário, posiciona-se como um paradigma de interação humana.

As cinco dimensões desta filosofia que permitem encontrar uma solução ótima são:  

  • O caráter íntegro das relações;
  • Nessas relações deve existir elevados níveis de confiança;
  • Devem ser criados acordos que gerem as expectativas e os resultados;
  • Tem de haver uma dependência de sistemas de apoio;
  • Essa solução só pode ser alcançada por intermédio de um processo WIN-WIN.

– Exercício –

  1. Comece por pensar numa interação recente ou futura, em que tentou ou vai tentar chegar a um acordo ou negociar uma solução mutuamente benéfica.
  2. Tente colocar-se no lugar da outra pessoa e imaginar o que para essa pessoa seria uma solução ótima, registe as alternativas em que pensou.
  3. Aborde a pessoa em questão e pergunte-lhe especificamente se estaria disponível para conversar consigo o tempo necessário até se obter um acordo que agrade ambas as partes.