“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.”

Johann Wolfgang von Goethe

Primeiro procure compreender profundamente as pessoas. Em seguida apresente-lhe a solução para o seu verdadeiro problema.

Escuta empática

Através da escuta empática é possível colocarmo-nos na posição da outra pessoa, tendo uma visão mais ampla do seu paradigma.

A escuta empática desenvolve-se em quatro fases.

  1. Ouvir de modo reflexivo, repetindo aquilo que é dito;
  2. Reestruturar a mensagem por outras palavras;
  3. Ouvir os sentimentos daquele que relata o problema;
  4. Procurar ajudar a pessoa que interage consigo a lidar com os sentimentos que o problema lhe provoca.

Ao perceber qual o verdadeiro problema da outra pessoa, poderá abertamente falar sobre uma solução que idealizou à partida ou por consequência daquilo que ouviu, sendo que a sua sugestão será tida em conta de uma maneira completamente diferente da forma como teria sido tida em conta sem uma abordagem deste tipo.

 

– Exercício –

  1. Tente ouvir com atenção uma pessoa com quem não tenha uma relação ótima, tentando compreender o que diz e sente usando os processos anteriores.
  2. Partilhe com essa pessoa que se está a esforçar por ouvi-la, falando abertamente sobre o conceito de escuta empática.
  3. Sempre que responder sem ouvir, julgando o que a outra pessoa sente por aquilo que já passou, peça desculpa e tente transformar essa situação.