“A essência da sinergia é valorizar as diferenças – respeitá-las, investir nos pontos fortes e compensar as falhas.”

Stephen R. Covey

A sinergia é uma atividade dinâmica que resulta de uma comunicação aberta e respeitosa, aceitando as diferenças de cada um. O resultado são metas novas e progressos significativos.

Comunicar sinergicamente

Para comunicar sinergicamente é necessário abrir a mente a novas possibilidades e outras alternativas. Temos de ser humildes e reverentes para reconhecer que existem inúmeras perspetivas e recursos que surgem da interação com outras pessoas.

Quando iniciamos um processo sinérgico é ainda ténue o resultado dessa interação conjunta e troca de perspetivas e noções. Mas é certo que o entusiasmo e a aprendizagem que suporta esse momento gerará um impulso na direção do sucesso, permitindo que surja algo significativamente melhor.

O resultado de se comunicar sinergicamente é extraordinário. Criam-se alternativas novas e diferentes das que se pensara inicialmente, soluções certamente melhores para todos os envolvidos.

– Exercício –

  1. Faça uma lista de pessoas com a qual não se entende da melhor maneira. Pense na possibilidade dessas pessoas terem uma visão diferente da sua.
  2. Imagine de que maneira poderia usar a visão diferente dessa pessoa para encontrar soluções alternativas e comunicarem sinergicamente para um fim comum.
  3. Sempre que tiver um desentendimento ou confronto procure entender as preocupações subjacentes à posição dessa pessoa. Adote uma atitude criativa e procure uma terceira alternativa mutuamente benéfica.