Entramos num mês de reflexões sobre o que tínhamos planeado para este ano e aquilo que realmente se concretizou. Acontece muitas vezes, deixarmos por atingir objetivos que no início do ano tínhamos definido que iriamos cumprir, ou cumprirmos metas pela metade e ficarmos longe das expectativas iniciais.

É natural que o início do ano seja propício à definição de projetos futuros. Todos temos anseios e propósitos que queremos ver cumpridos.

Mas porque não cumprimos todos os objetivos que definimos para o ano?

Antes de mais, importa distinguir o que são objetivos e metas.

Objetivos são descrições completas do que queremos alcançar. Metas, por seu turno, são as tarefas específicas que nos vão permitir cumprir os objetivos definidos. Assim, sucintamente, o objetivo é onde queremos estar, e as metas são os passos para lá chegar.

Todos os objetivos e metas devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e enquadráveis no tempo para sem cumpridos.

            #1 Comece por especificar o seu objetivo, eliminando todas as possibilidades de ambiguidade ou dúvida. Procure responder às perguntas: O quê? Porquê? Quem? Onde?

            #2 Depois, atribua um valor ao seu objetivo, ou nunca vai saber que o alcançou. Por exemplo: “Pretendo aumentar as minhas vendas em 10%”.

            #3 Não defina objetivos que sabe que não vai conseguir alcançar, porque são demasiado ambiciosos. Por outro lado, também não podem ser fáceis demais, vamos acabar por subestimar o nosso objetivo.

            #4 É fundamental que os objetivos sejam relevantes, não importa definir algo que não queremos assim tanto alcançar. Deve ser relevante e importante para crescer pessoal e profissionalmente, resultados que realmente queiramos ver na nossa empresa ou em nós.

            #5 Para que um objetivo ou meta seja realmente cumprido, é imprescindível enquadrá-lo no tempo, caso contrário tenderemos a adiá-lo dia após dia.

Já definiu os seus objetivos para 2020?

Artigos Semelhantes

Definir Prioridades (Maio)

Maio 5th, 2020|0 Comments

Na sequência de algumas dicas que fomos transmitindo ao longo dos últimos meses, e com a retoma gradual à normalidade, após mais de um mês de confinamento, este mês destacamos uma ferramenta que irá [...]

Maximizar a produtividade (Abril)

Abril 15th, 2020|0 Comments

Em tempos de confinamento devido à pandemia do Coronavírus, a maximização da produtividade é uma questão ainda mais relevante. O trabalho remoto é uma novidade para todos, mas torna-se desafiante conciliar o horário de [...]

Crenças Limitadoras (Março)

Março 10th, 2020|0 Comments

Crenças são representações, interpretações e ideias que absorvemos na nossa mente com base no que percecionamos da interação com o mundo ao longo da nossa vida, principalmente na infância, onde alguns princípios e interpretações [...]

Efeito Vencedor (Fevereiro)

Fevereiro 4th, 2020|1 Comment

O “efeito vencedor” No mês passado (“Cumprir Objetivos”) falamos sobre como fazer para cumprir as suas Realizações de 2020 e foi referida a importância da recompensa. Mas por que motivo a recompensa é tão [...]