Entramos num mês de reflexões sobre o que tínhamos planeado para este ano e aquilo que realmente se concretizou. Acontece muitas vezes, deixarmos por atingir objetivos que no início do ano tínhamos definido que iriamos cumprir, ou cumprirmos metas pela metade e ficarmos longe das expectativas iniciais.

É natural que o início do ano seja propício à definição de projetos futuros. Todos temos anseios e propósitos que queremos ver cumpridos.

Mas porque não cumprimos todos os objetivos que definimos para o ano?

Antes de mais, importa distinguir o que são objetivos e metas.

Objetivos são descrições completas do que queremos alcançar. Metas, por seu turno, são as tarefas específicas que nos vão permitir cumprir os objetivos definidos. Assim, sucintamente, o objetivo é onde queremos estar, e as metas são os passos para lá chegar.

Todos os objetivos e metas devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e enquadráveis no tempo para sem cumpridos.

 #1 Comece por especificar o seu objetivo, eliminando todas as possibilidades de ambiguidade ou dúvida. Procure responder às perguntas: O quê? Porquê? Quem? Onde?

 #2 Depois, atribua um valor ao seu objetivo, ou nunca vai saber que o alcançou. Por exemplo: “Pretendo aumentar as minhas vendas em 10%”.

 #3 Não defina objetivos que sabe que não vai conseguir alcançar, porque são demasiado ambiciosos. Por outro lado, também não podem ser fáceis demais, vamos acabar por subestimar o nosso objetivo.

 #4 É fundamental que os objetivos sejam relevantes, não importa definir algo que não queremos assim tanto alcançar. Deve ser relevante e importante para crescer pessoal e profissionalmente, resultados que realmente queiramos ver na nossa empresa ou em nós.

 #5 Para que um objetivo ou meta seja realmente cumprido, é imprescindível enquadrá-lo no tempo, caso contrário tenderemos a adiá-lo dia após dia.

Já definiu os seus objetivos para 2020?

Artigos Semelhantes

– Renovação –

Dezembro 17th, 2019|0 Comments

“Trate um homem como ele é, e ele continuará a ser como é. Trate-o como ele pode e deve ser, e ele tornar-se-á o que pode e deve ser.” Johann Wolfgang von Goethe Para [...]

Realizações 2020

Dezembro 16th, 2019|0 Comments

Entramos num mês de reflexões sobre o que tínhamos planeado para este ano e aquilo que realmente se concretizou. Acontece muitas vezes, deixarmos por atingir objetivos que no início do ano tínhamos definido que [...]

– Sinergias –

Dezembro 9th, 2019|0 Comments

“A essência da sinergia é valorizar as diferenças – respeitá-las, investir nos pontos fortes e compensar as falhas.” Stephen R. Covey A sinergia é uma atividade dinâmica que resulta de uma comunicação aberta e [...]

– Ouvir para ser ouvido –

Dezembro 3rd, 2019|0 Comments

“Falar é uma necessidade, escutar é uma arte.” Johann Wolfgang von Goethe Primeiro procure compreender profundamente as pessoas. Em seguida apresente-lhe a solução para o seu verdadeiro problema. Escuta empática Através da escuta empática [...]