Entramos num mês de reflexões sobre o que tínhamos planeado para este ano e aquilo que realmente se concretizou. Acontece muitas vezes, deixarmos por atingir objetivos que no início do ano tínhamos definido que iriamos cumprir, ou cumprirmos metas pela metade e ficarmos longe das expectativas iniciais.

É natural que o início do ano seja propício à definição de projetos futuros. Todos temos anseios e propósitos que queremos ver cumpridos.

Mas porque não cumprimos todos os objetivos que definimos para o ano?

Antes de mais, importa distinguir o que são objetivos e metas.

Objetivos são descrições completas do que queremos alcançar. Metas, por seu turno, são as tarefas específicas que nos vão permitir cumprir os objetivos definidos. Assim, sucintamente, o objetivo é onde queremos estar, e as metas são os passos para lá chegar.

Todos os objetivos e metas devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e enquadráveis no tempo para sem cumpridos.

            #1 Comece por especificar o seu objetivo, eliminando todas as possibilidades de ambiguidade ou dúvida. Procure responder às perguntas: O quê? Porquê? Quem? Onde?

            #2 Depois, atribua um valor ao seu objetivo, ou nunca vai saber que o alcançou. Por exemplo: “Pretendo aumentar as minhas vendas em 10%”.

            #3 Não defina objetivos que sabe que não vai conseguir alcançar, porque são demasiado ambiciosos. Por outro lado, também não podem ser fáceis demais, vamos acabar por subestimar o nosso objetivo.

            #4 É fundamental que os objetivos sejam relevantes, não importa definir algo que não queremos assim tanto alcançar. Deve ser relevante e importante para crescer pessoal e profissionalmente, resultados que realmente queiramos ver na nossa empresa ou em nós.

            #5 Para que um objetivo ou meta seja realmente cumprido, é imprescindível enquadrá-lo no tempo, caso contrário tenderemos a adiá-lo dia após dia.

Já definiu os seus objetivos para 2020?

Artigos Semelhantes

Passos para o Sucesso (Dezembro)

Dezembro 14th, 2020|0 Comments

2020 foi certamente um dos anos mais desafiantes (ou mesmo o mais desafiante) que passámos, por diversas razões, e chega agora à sua conclusão. No mês passado, referimos a importância da retrospeção, por isso [...]

Retrospetiva (Novembro)

Novembro 25th, 2020|0 Comments

Em várias situações assistimos as empresas fazerem uma retrospetiva do ano, analisando os resultados, retorno dos investimentos, atingimento de objetivos, etc.   Mas qual a importância da retrospetiva? A retrospetiva consiste na análise de [...]

Foco na Solução (Outubro)

Outubro 6th, 2020|0 Comments

Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a [...]

Gestão do Stress (Setembro)

Setembro 1st, 2020|0 Comments

Este trimestre é mais exigente, por isso no desafio deste mês pretendemos dar-lhe dicas que o podem ajudar a lidar com situações de stress e a evitar situações de Burnout. O que é o [...]