“Trate um homem como ele é, e ele continuará a ser como é. Trate-o como ele pode e deve ser, e ele tornar-se-á o que pode e deve ser.”

Johann Wolfgang von Goethe

Para potenciar o nosso desempenho é necessário investir nas quatro dimensões da natureza humana – física, espiritual, mental e social/emocional – e praticá-las com regularidade de forma consistente, equilibrada e sensata.

Processo de Renovação

O processo de renovação é totalmente eficaz quando tivermos a capacidade de lidar com todas as dimensões de um modo equilibrado. Pois, negligenciar uma das áreas terá um impacto negativo em toda a estrutura.

Trata-se de um processo sinérgico em que, a renovação numa dimensão contribui simultaneamente para ter melhores resultados na renovação noutra dimensão e melhorar a nossa capacidade de cumprir as 7 dicas de eficácia.

Esse processo permite-nos mover-nos numa espiral ascendente de crescimento e mudança, o que nos leva a uma melhoria contínua. Esse movimento exige uma aprendizagem, dedicação e ação em planos cada vez mais elevados.

– Exercício –

  1. Faça uma lista de atividades que considera renovadoras para as dimensões espirituais e mentais. Na área física procure encontrar um momento na sua rotina para a prática desportiva de pelo menos 30 minutos. Na área social/ emocional anote as relações que gostaria de melhorar.
  2. Selecione uma tarefa de cada dimensão, implemente e avalie.
  3. Comprometa-se a fazê-lo todas as semanas, selecionando as atividades e fazendo com que elas sejam cumpridas. Avalie o seu desempenho e resultados obtidos com a transformação.