ESCOLHER LIVROS É UMA TAREFA DESAFIANTE

 

No final de 2018 demos início à rúbrica “ESCOLHER LIVROS É UMA TAREFA DESAFIANTE”, em 2019 queremos reforçar a tradição.

Quem já assistiu às minhas palestras sabe como os livros são importantes para mim.

A leitura tem um papel importante no crescimento daquilo que faço. Traz-me conhecimento, inspiração e motivação.

Mas vamos ao que interessa. Sobre as leituras de 2019 escolhi seis livros que tiveram mais impacto na minha abordagem pessoal e profissional.

  1. Em Março li os Dez Mandamentos para o Insucesso dos Negócios (link para livro)

Autor: Donald R. Keough

Páginas: 192

Comentário: O livro distorce a abordagem tradicional e mostra-nos o que não vamos conseguir atingir se mantivermos a abordagem habitual nas nossas empresas e no nosso desempenho profissional. Deste livro saiu a nossa rúbrica Segundas dia não, Que transformamos num e-book para quem não pode acompanhar e se ainda não leu pode fazer o download gratuito aqui.

  1. Abril trouxe O Pequeno Livro do Sim (link para livro)

Autores: Noah Goldstein, Steve Martin e Robert B. Cialdini

Páginas: 128

Comentário: Adoramos ouvir “SIM”, este livro fala-nos de 21 táticas de persuasão para levar a nossa ideia avante com colegas, amigos e até desconhecidos. Também aproveitámos este livro para uma rúbrica, desta vez “Sextas Dia Sim”. Uma rúbrica num prisma muito mais positivo que a anterior e que, da mesma maneira, quisemos disponibilizar em formato e-book aqui.

  1. A começar as férias, em Agosto, aproveitei a viagem de avião para ler Fora do Labirinto (link para livro)

Autor: Spencer Johnson

Páginas: 96

Comentário: Este livro é a continuação do bestseller “Quem mexeu o meu Queijo”, o que deixou a expectativa bem alta e, mesmo assim, foi superada. Uma história simples e marcante que nos alerta que “encontrar o queijo” já não chega, temos de ir um pouco mais além.

  1. Outubro trouxe A Magia de Pensar em Grande (link para livro)

Autor: David J. Schwartz

Páginas: 280

Comentário: As palavras são a matéria-prima dos pensamentos. O tipo de palavras que usamos vai modificar o que pensamos. Um pensamento diferente leva-nos a ações diferentes. E fazer diferente significa resultados diferentes. Pensem em grande para atingir resultados grandes.

  1. No último mês do ano, O Jogo Infinito (link para livro)

Autor: Simon Sinek

Páginas: 304

Comentário: Este livro faz a distinção entre a forma “finita” de olhar as empresas, onde a busca pelo resultado imediato dita as regras e a Visão infinita onde é o propósito, visão de longo prazo, que guia a empresa. “O facto de cada vez mais empresas parecerem entender a importância de existir um propósito no coração do seu negócio é uma coisa boa.” O autor trabalha três pilares de crescimento Empresarial: Propósito; Proteger as Pessoas; Gerar lucro.

Deixei para o fim um livro que li em Janeiro e que se manteve como o meu preferido de 2019.

  1. A ERA dos SUPER-HUMANOS (link para livro)

Autores: Paula Marques e Ricardo Cayolla

Páginas: 150

Comentário: Quase todas as minhas formações têm um módulo que chamo “As competências da ERA CRIATIVA”. Este módulo tem como objetivo alertar as pessoas para as mudanças que temos de enfrentar e como se prepararem para as enfrentar. Este livro trata precisamente este tema. Com uma abordagem muito leve, são 150 páginas que lemos em duas horas, ficamos com uma ideia muito clara sobre como devemos encarar o futuro, os paradigmas que temos de quebrar e as mudanças culturais que estão para vir. E o melhor é que o livro ainda nos mostra porquê.

Os meus Parabéns a estes dois autores pelo trabalho que desenvolveram para chegar a este resultado.

Todos os meses partilho as minhas leituras, sigam o #livrosdovasco

Devo destacar que muitos destes foram sugestões que Amigos ou mesmo desconhecidos que seguem a rúbrica.

Deixem também as vossas sugestões de leitura. Tornem-nas ainda mais interessantes com a vossa perspetiva pessoal do livro que estão a sugerir.

Brindo a um 2020 repleto de boas leituras e SUCESSO!