“O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” – Franz Kafka

A Internet faz-nos perder todos os dias uma quantidade enorme de tempo.

Navegar na WEB é deveras atraente, principalmente se comparada com outras tarefas que temos de fazer no nosso dia-à-dia. Talvez por isso nos possa levar a nível de dependência elevado e ser um dos principais incentivos à procrastinação e baixa produtividade.

Num inquérito, realizado pelo Salary.com, 26 por cento das pessoas inquiridas confessaram desperdiçar pelos menos duas horas de trabalho todos os dias. A maior parte destas pessoas colocou a Internet em primeiro lugar na lista de coisas que lhe faziam perder mais tempo.

Tim Pynchyl realizou um estudo onde um dado estatístico assumiu destaque: os participantes passavam em média 47 por cento do seu tempo online a procrastinar.

Mas, sendo um elemento perigoso, não é menos verdade que é também fundamental. Hoje não faz sentido não termos acesso à internet enquanto ferramenta de trabalho.

A pergunta que se coloca é: Como tirar partido da internet sem cair nos seus malefícios?

Existem várias formas, umas mais consensuais/outras mais radicais, mas a ideia é, por norma, similar. Não nos perdermos na informação e manter o foco na tarefa que estamos a querer realizar.

Chris Bailey, por exemplo, no seu livro ‘O projeto da produtividade’ enuncia que a melhor maneira de impedir que a Internet lhe faça perder tempo é o ato de simplesmente se desligar dela quando está a trabalhar numa tarefa exigente ou desagradável. Desta forma garante mais foco para realizar estas tarefas.

O foco coloca-nos mais perto de atingir os objetivos a que nos propomos.

Ao utilizarmos a Internet com ponderação e inteligência associados ao foco, exponenciamos os resultados obtidos.

Pessoalmente desligo-me da internet 30 minutos antes de me deitar. Aproveito esse tempo para, com papel e caneta, pensar o meu dia de amanhã. Um processo de planeamento e gestão de tempo bastante eficaz. Este processo ajuda-me a estar melhor preparado para os desafios do dia a seguir.

Está nas nossas mãos fazer da Internet nossa aliada e não nossa inimiga.

Hugo Andrade