Crenças são representações, interpretações e ideias que absorvemos na nossa mente com base no que percecionamos da interação com o mundo ao longo da nossa vida, principalmente na infância, onde alguns princípios e interpretações se enraizaram e se tornaram uma realidade absoluta para nós.

É com base nestas crenças que sob as nossas lentes interpretamos o mundo.

Todos nós temos crenças limitadoras que nos dizem que não seremos capazes, que determinada oportunidade ou hábito, não é para nós. Crenças e ideias que nos impedem de alcançar os nossos objetivos e de chegar mais longe.

Sempre que não acreditamos que somos capazes, que não temos as mesmas oportunidades, que algo não é para nós, a nossa mente arranja razões e desculpas que suportam a nossa atitude negativa e nos faz sentir confortáveis por não termos arriscado.

Duvidar, negar e ter medo fazem com que o subconsciente falhe. É essa nossa falsa vontade de ser sucedido que é responsável pela maioria dos fracassos.

Como podemos fazer para quebrar as nossas crenças limitadoras?

Destacámos 3 sugestões para reforçar o pensamento positivo e quebrar algumas das crenças limitadoras que o tem impedido de chegar onde quer estar.

            #1 Pensar no sucesso

No trabalho ou em casa, procure sempre substituir os pensamentos negativos por mais pensamentos positivos e otimistas. Pensar no sucesso irá criar condições para o nosso subconsciente desenhar o caminho para lá chegar. Pensar no sucesso também o vai ajudar a manter a motivação para alcançar o objetivo, pode parecer longínquo, mas lembre-se das pequenas recompensas da rúbrica de fevereiro (“O Efeito Vencedor”).

            #2 Relembre-se que é melhor do que o que acredita ser

Pessoas bem-sucedidas não super-homens, nem supermulheres, não têm nem sequer superpoderes ou capacidades especiais extraordinárias. São apenas, homens e mulheres, normais, com vidas e rotinas normais, que acreditaram nelas mesmas e naquilo que faziam e pretendiam conquistar. Não há nenhuma mística para o sucesso, há vontade de fazer mais e chegar mais longe, trabalhando todos os dias para o conseguir e confiar que iremos conseguir.

            #3 Acredite em Grande

O tamanho do sucesso é proporcional ao tamanho das nossas ambições. Grandes ideias e grandes planos são geralmente mais simples, não necessariamente mais fáceis de alcançar, do que pequenas ideias ou pequenos planos. Tudo o que fazemos exige algum esforço e empenho, por isso aplique esse esforço e empenho naquilo que realmente pretende alcançar.

Artigos Semelhantes

Passos para o Sucesso (Dezembro)

Dezembro 14th, 2020|0 Comments

2020 foi certamente um dos anos mais desafiantes (ou mesmo o mais desafiante) que passámos, por diversas razões, e chega agora à sua conclusão. No mês passado, referimos a importância da retrospeção, por isso [...]

Retrospetiva (Novembro)

Novembro 25th, 2020|0 Comments

Em várias situações assistimos as empresas fazerem uma retrospetiva do ano, analisando os resultados, retorno dos investimentos, atingimento de objetivos, etc.   Mas qual a importância da retrospetiva? A retrospetiva consiste na análise de [...]

Foco na Solução (Outubro)

Outubro 6th, 2020|0 Comments

Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a [...]

Gestão do Stress (Setembro)

Setembro 1st, 2020|0 Comments

Este trimestre é mais exigente, por isso no desafio deste mês pretendemos dar-lhe dicas que o podem ajudar a lidar com situações de stress e a evitar situações de Burnout. O que é o [...]