Vivia numa aldeia uma família pobre. Certo dia, Susana, a filha mais velha, não cabia em si de felicidade, ela iria pela primeira vez à cidade vender o leite. Vestiu o seu melhor vestido e fez-se à estrada com a lata de leite na cabeça.
Enquanto caminhava, o leite chocalhava dentro da lata. E os pensamentos dentro da cabeça da menina faziam o mesmo:
– Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos. Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos. Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas. Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas produtoras de ovos. Choco os ovos e terei mais galos e galinhas. Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas. Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e …
A menina estava tão distraída no seu devaneio que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e deu um tombo.
Nesse momento, a lata abriu-se e o leite ficou derramado no chão. Assim como os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos também ficaram pelo caminho.
E agora?
Ser empreendedor nos dias de hoje é uma tarefa ainda mais desafiante. A inovação e o desenvolvimento tecnológico são uma constante e o inevitável pode chegar a qualquer momento. Por esses motivos, o empreendedor deve redobrar a atenção e a dose de criatividade na corrida do empreendedorismo.
É realmente fundamental sonhar e definir objetivos para o alcance de melhores resultados, e esses são os primeiros passos para começar a trabalhar e tirar a ideia do papel para a prática.
Mas mais importante no caminho de todos os empreendedores é perceber que estão mais suscetíveis às armadilhas da própria inexperiência e procurar sempre que tropeçam, levantar novamente com mais energia: Como vou fazer para dar a volta à situação? O que posso fazer diferente?
Ser empreendedor pode ser realmente difícil, por vezes injusto, mas o foco deve ser sempre o nosso objetivo final.
“Enquanto todos veem o risco, o empreendedor vê a recompensa.” – Robert Kiyosaki
Artigos Semelhantes
Passos para o Sucesso (Dezembro)
2020 foi certamente um dos anos mais desafiantes (ou mesmo o mais desafiante) que passámos, por diversas razões, e chega agora à sua conclusão. No mês passado, referimos a importância da retrospeção, por isso [...]
Retrospetiva (Novembro)
Em várias situações assistimos as empresas fazerem uma retrospetiva do ano, analisando os resultados, retorno dos investimentos, atingimento de objetivos, etc. Mas qual a importância da retrospetiva? A retrospetiva consiste na análise de [...]
O Conto da Vaca
Passou-se há muitos, muitos anos, no norte da China, uma modesta família de agricultores, que tinham uma vaca. A posse da vaca dava-lhes algum conforto económico porque vendiam o leite diariamente, uma vez por [...]
Foco na Solução (Outubro)
Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a [...]
Mofina Mendes