Em tempos de confinamento devido à pandemia do Coronavírus, a maximização da produtividade é uma questão ainda mais relevante.

O trabalho remoto é uma novidade para todos, mas torna-se desafiante conciliar o horário de trabalho com as tarefas de casa e, para muitas pessoas, é ainda necessário conciliar tudo isso com o apoio às aulas dos filhos.

Não existe uma fórmula ou estratégia para fazer crescer o tempo. Mas existem métodos que ajudam a conseguir resultados superiores e fazer mais coisas em menos tempo.

Lei de Pareto

Na gestão do nosso tempo e das tarefas que temos programadas, é normal ocuparmos o dia com inúmeros afazeres que nos trazem poucos resultados.

Segundo uma perspetiva pessimista da Lei de Pareto, 80% daquilo que fazemos origina apenas 20% dos nossos resultados.

Para maximizar a nossa produtividade é importante reverter esta perspetiva!

Se queremos produzir mais valor em menos tempo, é fundamental concentrar os nossos esforços no que nos traz grandes resultados.

Procure identificar qual é “aquela” tarefa ou atividade que traz mais valor para a empresa ou para a sua vida pessoal, no cumprimento dos seus objetivos. “Essa” tarefa que consome pouco tempo e exige um esforço relativamente reduzido irá, em contrapartida significar um grande montante de resultado.

Assim que garantir que as tarefas mais prioritárias e com maior resultado estão cumpridas, dê lugar aos restantes afazeres que tem que cumprir.

Menos é mais. Foque-se no que o faz sentir mais produtivo!

 

Manter hábitos e rotinas e estabelecer regras com os seus filhos podem ser uma ajuda enorme na sua produtividade. Acordar à mesma hora, manter as pausas e a hora de almoço, são algumas sugestões que irão contribuir para uma maior harmonia e foco no que tem que ser feito.

Procure ainda manter uma comunicação aberta com a sua família e com o trabalho, saber o que tem que ser feito e definir as tarefas do dia vão permitir que todos se orientem e organizem.

Foco no que lhe traz maiores resultados e disciplina, podem ser a chave para o sucesso do home office e para a otimização do seu tempo.

Artigos Semelhantes

Passos para o Sucesso (Dezembro)

Dezembro 14th, 2020|0 Comments

2020 foi certamente um dos anos mais desafiantes (ou mesmo o mais desafiante) que passámos, por diversas razões, e chega agora à sua conclusão. No mês passado, referimos a importância da retrospeção, por isso [...]

Retrospetiva (Novembro)

Novembro 25th, 2020|0 Comments

Em várias situações assistimos as empresas fazerem uma retrospetiva do ano, analisando os resultados, retorno dos investimentos, atingimento de objetivos, etc.   Mas qual a importância da retrospetiva? A retrospetiva consiste na análise de [...]

Foco na Solução (Outubro)

Outubro 6th, 2020|0 Comments

Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a [...]

Gestão do Stress (Setembro)

Setembro 1st, 2020|0 Comments

Este trimestre é mais exigente, por isso no desafio deste mês pretendemos dar-lhe dicas que o podem ajudar a lidar com situações de stress e a evitar situações de Burnout. O que é o [...]