Numa carpintaria trabalhavam o Martelo, o Parafuso, a Lixa, o Metro e o Serrote. Certo dia, quando o carpinteiro estava na sua hora de almoço, as ferramentas decidem reunir para discutir o trabalho que estava a ser realizado em equipa.

O martelo quis assumir a condução da reunião, mas as outras ferramentas não permitiram e tentaram mesmo expulsá-lo da carpintaria:

– Tu fazes muito barulho. Passas o tempo a dar golpes.

O martelo aceitou a contestação, mas exigiu, que o parafuso também fosse expulso, pois ele dava demasiadas voltas para fazer qualquer coisa.

O parafuso reconheceu o seu problema, até admitia sair, mas colocou uma condição:

– A lixa não pode ficar. Ela é muito áspera no contacto com os outros.

A lixa sabia que provocava fricções com todos, mas atacou o metro, que passava o tempo a medir os outros de acordo com a sua medida.

No meio da discussão, entrou o carpinteiro para continuar o seu trabalho. Usando todas as ferramentas terminou o móvel que tinha começado de manhã.

Logo que o carpinteiro saiu, recomeçou a discussão. Então o serrote tomou a palavra e disse:

– Reparem na beleza do móvel que o carpinteiro fez. Ele só conseguiu construir este móvel porque soube aproveitar as melhores características de cada ferramenta

Na sua equipa consegue identificar situações de sinergia de competências?

Nas empresas a relação entre os diferentes departamentos nem sempre é pacifica. Muitas vezes encontramos equipas que tem pequenos conflitos internos. É a produção coordenada e em conjunto, dos diferentes setores da empresa que permite alavancar os resultados da mesma.

Cada vez mais as empresas procuram formar equipas multidisciplinares para que seja possível de uma forma mais abrangente extrair o máximo potencial de cada um e produzir projetos mais complexos e fundamentados.

É cada vez mais fundamental aprender a apreciar as softskills de cada um e como as diferenças de cada membro e o contributo de cada um são a principal razão para o alcance de resultados.

“Sinergia – o bónus que é alcançado quando as coisas trabalham juntas harmoniosamente.” – Mark Twain

Artigos Semelhantes

Era uma vez uma equipa.

Junho 4th, 2020|0 Comments

Era uma vez uma equipa… “Era uma vez uma equipa, constituída por quatro pessoas, que se chamavam: Toda a Gente, Alguém, Qualquer Um e Ninguém. Havia um trabalho importante para fazer e Toda a [...]

O Crescimento do Bambú

Maio 28th, 2020|0 Comments

Ao fundo de um jardim, um velhote tinha plantado uns bambus. Certo dia, quando o seu neto o visitava, levou-o a ver os bambus já crescidos. Enquanto caminhavam, o avô explicava ao seu neto: [...]

O Engenheiro e o Parafuso

Maio 19th, 2020|0 Comments

Uma empresa mantinha elevados os rácios de produtividade e qualidade dos seus produtos. A empresa tinha recebido recentemente uma encomenda muito importante, quando a máquina principal avariou. Toda a produção dependia do funcionamento dessa [...]

O Velho e o Relógio

Maio 12th, 2020|0 Comments

Numa pequena aldeia morava um homem já idoso, o seu filho visitava-o todas as semanas, davam um passeio e conversavam por horas. Um desses dias, quando o filho visitava o seu pai, foi surpreendido [...]