Numa carpintaria trabalhavam o Martelo, o Parafuso, a Lixa, o Metro e o Serrote. Certo dia, quando o carpinteiro estava na sua hora de almoço, as ferramentas decidem reunir para discutir o trabalho que estava a ser realizado em equipa.

O martelo quis assumir a condução da reunião, mas as outras ferramentas não permitiram e tentaram mesmo expulsá-lo da carpintaria:

– Tu fazes muito barulho. Passas o tempo a dar golpes.

O martelo aceitou a contestação, mas exigiu, que o parafuso também fosse expulso, pois ele dava demasiadas voltas para fazer qualquer coisa.

O parafuso reconheceu o seu problema, até admitia sair, mas colocou uma condição:

– A lixa não pode ficar. Ela é muito áspera no contacto com os outros.

A lixa sabia que provocava fricções com todos, mas atacou o metro, que passava o tempo a medir os outros de acordo com a sua medida.

No meio da discussão, entrou o carpinteiro para continuar o seu trabalho. Usando todas as ferramentas terminou o móvel que tinha começado de manhã.

Logo que o carpinteiro saiu, recomeçou a discussão. Então o serrote tomou a palavra e disse:

– Reparem na beleza do móvel que o carpinteiro fez. Ele só conseguiu construir este móvel porque soube aproveitar as melhores características de cada ferramenta

Na sua equipa consegue identificar situações de sinergia de competências?

Nas empresas a relação entre os diferentes departamentos nem sempre é pacifica. Muitas vezes encontramos equipas que tem pequenos conflitos internos. É a produção coordenada e em conjunto, dos diferentes setores da empresa que permite alavancar os resultados da mesma.

Cada vez mais as empresas procuram formar equipas multidisciplinares para que seja possível de uma forma mais abrangente extrair o máximo potencial de cada um e produzir projetos mais complexos e fundamentados.

É cada vez mais fundamental aprender a apreciar as softskills de cada um e como as diferenças de cada membro e o contributo de cada um são a principal razão para o alcance de resultados.

“Sinergia – o bónus que é alcançado quando as coisas trabalham juntas harmoniosamente.” – Mark Twain

Artigos Semelhantes

Passos para o Sucesso (Dezembro)

Dezembro 14th, 2020|0 Comments

2020 foi certamente um dos anos mais desafiantes (ou mesmo o mais desafiante) que passámos, por diversas razões, e chega agora à sua conclusão. No mês passado, referimos a importância da retrospeção, por isso [...]

Retrospetiva (Novembro)

Novembro 25th, 2020|0 Comments

Em várias situações assistimos as empresas fazerem uma retrospetiva do ano, analisando os resultados, retorno dos investimentos, atingimento de objetivos, etc.   Mas qual a importância da retrospetiva? A retrospetiva consiste na análise de [...]

O Conto da Vaca

Outubro 9th, 2020|0 Comments

Passou-se há muitos, muitos anos, no norte da China, uma modesta família de agricultores, que tinham uma vaca. A posse da vaca dava-lhes  algum conforto económico porque vendiam o leite diariamente, uma vez por [...]

Foco na Solução (Outubro)

Outubro 6th, 2020|0 Comments

Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a [...]