A rápida incorporação de novas tecnologias e softwares nas nossas empresas é um fator chave de recuperação na “reabertura” da economia.

Vou dizer-lhe como pode acelerar a digitalização na sua empresa e manter-se à frente nesta “corrida” pela recuperação pós-covid.

Muitas empresas estão a apostar nas ferramentas digitais para conseguir continuar o seu trabalho protegendo os seus colaboradores e servindo os seus clientes mesmo com todas as restrições que se verificam.

Como consultor empresarial tenho assistido a uma procura sem precedentes por este tipo de ferramentas de trabalho à distância e digitalização da informação.

A evolução do digital nestes dois últimos meses foi muito maior que do que alguma vez tinha sido e do que de alguma forma pudesse ser expectável. De repente tudo é online, as compras, os serviços, a educação e até a medicina passou a “telemedicina”.

Com o retomar da atividade há uma grande vontade de regressar à normalidade a toda a velocidade, mas o medo de uma nova vaga que obrigue a mais medidas restritivas paira no ar. É preciso prepararmos as nossas empresas.

Mas, a questão vai bem para além de uma segunda vaga:

  • Comportamento do consumidor

Experimentámos todos o conforto do digital. Trocámos, ainda que obrigados, a compra física pelas lojas online e a verdade é que gostámos.

  • Recuperação Imprevisível

A recuperação económica é completamente imprevisível. Nunca um cenário como o de agora tinha acontecido, um “shutdown” a uma escala global. A recuperação será diferente para diferentes regiões, diferentes setores, produtos e muito diferente entre os vários segmentos de mercado (a crise não é bem igual para todos). Alguns setores tradicionalmente de pequeno valor vão crescer como nunca se imaginou e áreas fortes de negócio vão ter dificuldade em atingir os números pré-covid. Empresas líderes de mercado vão ter que se reinventar e reajustar a sua capacidade produtiva. Os modelos de gestão que nos guiaram até aqui estão definitivamente obsoletos. Novos modelos vão surgir para ajudar às desafiantes decisões que se avizinham.

  • Trabalho Remoto

De um momento para o outro ficámos a trabalhar a partir de casa. E o início foi atribulado, mas hoje multiplicam-se as empresas que pensam manter este tipo de trabalho mesmo depois do covid. As vantagens estão a vir à tona e o potencial é muito grande. O trabalho remoto permite com menor custo ter mais recursos disponíveis, ser mais flexível, ser mais produtivo e poder dar respostas muito mais rápidas ao cliente. Basta olhar para as necessidades do mercado e é fácil de perceber que a vantagem competitiva é tão grande que justifica repensar o nosso modelo de negócio.

Uma rápida adaptação a este modelo de negócio será um fator crítico de sucesso na recuperação das nossas empresas. A transformação digital vai ocupar um papel central nesta recuperação. Aquilo que oferecemos são algumas dicas sobre como desenhar um plano para que a sua empresa possa fazer esta adaptação de forma acelerada e sustentável para lá deste período de recuperação.

Todos sabemos que as mudanças são difíceis e muitas vezes a autodisciplina é insuficiente para fazermos o que tem que ser feito. Se queremos ser eficientes na mudança de comportamentos devemos dar às pessoas as ferramentas cuja utilização as leve a agir de acordo com os comportamentos que pretendemos.

PLANO IMPLEMENTAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

    1. Como estou agora?
      1. Diagnóstico Interno
        1. Avaliar a maturidade digital da empresa.
        2. Perceber quem são os colaboradores mais esclarecidos.
        3. Perceber onde os processos estão mais urgentes de serem alterados.
    2. Como quero estar?
      1. Diagnóstico externo
        1. O que há aí fora?
        2. O que eu quero para mim?
        3. Definir objetivos e Prioridades
    3. O que tenho que fazer para lá chegar?
        1. Decompor Objetivos em tarefas.
        2. Criar equipas
        3. Escolher tecnologias
        4. Adaptar comportamentos
        5. Documentar procedimentos
        6. Formar recursos Humanos
        7. Definir métricas e indicadores de progresso
        8. Criar prazos
        9. Verificação

A transformação digital implica alterações estruturais ao nível do modelo de negócio, da liderança, da cultura, da estrutura organizacional e das competências técnicas e humanas, que resultam em renovados processos de negócio e potenciam a utilização de tecnologias e serviços digitais, cada vez mais acessíveis e interligados.

Algumas empresas estão a acusar a frustração por ainda não terem conseguido ter maior produtividade com as novas tecnologias.

As novas tecnologias só criam impacto positivo se constituírem a oportunidade para uma mudança organizacional orientada à excelência do desempenho e obtenção de resultados.

Usar este sistema de implementação da estratégia, com a definição clara do que se pretende atingir vai levá-lo onde quer chegar.