Certo dia três empreendedores,

-o Pedro,

-o João

-e o Benjamim,

Aventuraram-se a construir os seus próprios negócios.

Descuidado e apressado por ganhar dinheiro, o Pedro construiu o seu negócio muito rapidamente, sem fazer planos ou pensar em procedimentos.

O João também não se preocupou muito, mas olhando à tendência do mercado construiu um negócio online.

Os negócios arrancaram e os primeiras vendas apareceram.

Quem tem medo da concorrência, da crise, e as leis?! (O que estariam eles a fazer… não sabem para onde vão!)

O Benjamim, prevenido e paciente, trabalhou dias e dias… estudou o mercado … desenhou um plano … adquiriu competências e construiu um negócio consistente, conquistando a confiança de bons parceiros.

Tudo isto enquanto os seus amigos empreendedores já viviam do dinheiro que ainda iam ganhar.

Um dia a crise apareceu e aproximou-se do negócio do Pedro. Rapidamente as fragilidades vieram à tona. Ficou o Pedro cheio de dívidas e a empresa na falência.

O Pedro teve desistiu e foi pedir emprego ao seu amigo João.

 O João e o Pedro, trabalhavam agora juntos, mas tremiam de medo da crise. Rapidamente, o negócio online começou a ressentir-se, já ninguém comprava os produtos do João. A concorrência tinha feito um trabalho melhor. Sem compradores, os dois empreendedores tiveram que procurar um novo emprego.

Foram ter com o Benjamim, que tinha um negócio bem estruturado e trabalhava com contenção e moderação nos seus gastos. O Benjamim, logo os acolheu com a condição de que tinham que apostar em si, com formação e depois trabalhar mais para aplicar o que tinham aprendido. Apesar dos desafios que o mercado impõe e dos altos e baixos que todas as empresas atravessam, a empresa manteve o seu trajeto de crescimento.

MORAL DA HISTÓRIA E MENSAGEM FINAL

Vem aí a maior transição laboral da História, com muitas pessoas despedidas a terem que mudar de carreira e a abrirem as suas próprias microempresas.

Não existem formulas mágicas para atingir o sucesso.

O sucesso, ou não, destas microempresas está relacionado com:

  • as pessoas que a constituem;
  • a capacidade de se adaptar às mudanças cada vez mais rápidas e imprevistas do mercado.
  • a capacidade de encontrar soluções, para problemas, que os clientes estejam dispostos a pagar.

Este sucesso resulta do esforço e trabalho que fazemos diariamente. Depende dos hábitos que vamos adquirindo e afinando. Dependo do compromisso que estabelecemos com os nossos objetivos.

Enquanto empreendedores vivemos a máxima de Jim Rohn,

“Práticas simples, repetidas diariamente, de forma disciplinada”

Artigos Semelhantes

Passos para o Sucesso (Dezembro)

Dezembro 14th, 2020|0 Comments

2020 foi certamente um dos anos mais desafiantes (ou mesmo o mais desafiante) que passámos, por diversas razões, e chega agora à sua conclusão. No mês passado, referimos a importância da retrospeção, por isso [...]

Retrospetiva (Novembro)

Novembro 25th, 2020|0 Comments

Em várias situações assistimos as empresas fazerem uma retrospetiva do ano, analisando os resultados, retorno dos investimentos, atingimento de objetivos, etc.   Mas qual a importância da retrospetiva? A retrospetiva consiste na análise de [...]

O Conto da Vaca

Outubro 9th, 2020|0 Comments

Passou-se há muitos, muitos anos, no norte da China, uma modesta família de agricultores, que tinham uma vaca. A posse da vaca dava-lhes  algum conforto económico porque vendiam o leite diariamente, uma vez por [...]

Foco na Solução (Outubro)

Outubro 6th, 2020|0 Comments

Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a [...]