Este trimestre é mais exigente, por isso no desafio deste mês pretendemos dar-lhe dicas que o podem ajudar a lidar com situações de stress e a evitar situações de Burnout.

O que é o stress?

O stress é uma resposta imediata e intensa a situações que nos coloquem numa situação exigente (por exemplo a pressão no trabalho) ou que foge ao nosso controlo, que se revela normalmente com o aumento do ritmo cardíaco e suores frios.

Gestão de Stress

A consciencialização de que temos controlo sobre a nossa vida é o alicerce para uma melhor gestão de stress. Por isso, identificamos duas perspetivas para formas diferentes de lidar com a mesma situação: podemos mudar a situação em que nos colocamos, ou mudar a forma como reagimos a situações de stress.

Certamente alguns irão preferir evitar situações de stress ou mudar algumas coisas que são geradoras de situações tensas, como por exemplo, sendo mais assertivo, outros irão preferir adaptar-se às situações ou aceitá-las.

Em ambos os casos, o mais importante é construir e assumir uma atitude positiva, que o irá ajudar a reduzir o stress e aumenta a possibilidade de ser bem-sucedido.

MUDE A SITUAÇÃO

MUDE A REAÇÃO
EVITARALTERARADAPTAR-SEACEITAR
1. Aprenda a dizer “Não”1. Expresse os sentimentos1. Reenquadre o problema1. Não tente controlar tudo
2. Evite o que lhe provoca stress (pessoa, lugar, etc.)2. Seja mais assertivo2. Descomplique

2. “O que não nos mata torna-nos mais fortes”

3. Defina prioridades3. Conheça os sinais de stress3. Foque-se no positivo

3. Aprenda a perdoar

Tenha sempre em mente que deve conciliar a forma de lidar com o stress com um estilo de vida saudável onde inclui algum tempo para a autorrealização (faça caminhadas, pratique algum desporto e coloque em prática um hobby que o relaxe).

 

Tem alguma dica que não mencionámos, mas que resulta consigo? Partilhe connosco nos comentários.

Artigos Semelhantes

Passos para o Sucesso (Dezembro)

Dezembro 14th, 2020|0 Comments

2020 foi certamente um dos anos mais desafiantes (ou mesmo o mais desafiante) que passámos, por diversas razões, e chega agora à sua conclusão. No mês passado, referimos a importância da retrospeção, por isso [...]

Retrospetiva (Novembro)

Novembro 25th, 2020|0 Comments

Em várias situações assistimos as empresas fazerem uma retrospetiva do ano, analisando os resultados, retorno dos investimentos, atingimento de objetivos, etc.   Mas qual a importância da retrospetiva? A retrospetiva consiste na análise de [...]

Foco na Solução (Outubro)

Outubro 6th, 2020|0 Comments

Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a [...]

Gestão do Stress (Setembro)

Setembro 1st, 2020|0 Comments

Este trimestre é mais exigente, por isso no desafio deste mês pretendemos dar-lhe dicas que o podem ajudar a lidar com situações de stress e a evitar situações de Burnout. O que é o [...]