Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a contribuir para encontrar uma solução viável.

Já esteve numa situação em que em vez de contribuir para a solução, perdeu mais tempo a encontrar os culpados?

Sempre que nos concentramos a fazer mais do mesmo sem melhorias, a culpabilizar os outros por falhas e erros, estamos concentrados no problema.

Nestes casos, ficamos ansiosos e stressados e tendemos a contagiar as pessoas que estão em nosso redor ou que estão, também, envolvidas na situação. O que acaba por gerar um mau estar e um ambiente menos propício ao encontro de alternativas.

Um ambiente mais pessimista, acaba por nos deixar com um sentimento de fracasso e impotência que não é vantajoso para nenhuma das partes.

 

“Não procure falhas, encontre soluções. Qualquer um se pode queixar.” Henry Ford

Sempre que investimos os nossos esforços na procura por uma solução, concentramo-nos no como, como vamos fazer para resolver.

O foco na solução vai deixar o nosso cérebro aberto e atento a possíveis soluções, através do Sistema de Ativação Reticular (SAR), que habitualmente falamos nas nossas formações.

O SAR é responsável pela nossa capacidade inconsciente de observar e conjugar todos os recursos e nos aproximar do nosso objetivo.

Como colocar o foco na solução?

Nem sempre é fácil, mas é um exercício importante que, além de melhorar a autoconfiança e a promover uma postura proativa, desenvolve a nossa capacidade para resolver problemas.

O foco na solução deve começar com o esclarecimento do que queremos fazer e do que queremos atingir. Se temos um problema importa saber o que seria suposto acontecer se estivesse tudo a funcionar. Importa também perceber o que é que está bem e o que não está tão bem para encontrarmos uma alternativa ou uma forma de corrigir esse problema.

Para encontrar a resposta a essas questões é preciso parar para pensar. Se não pararmos para pensar e estabelecermos um ponto de situação, não vamos conseguir visualizar a solução. Estaremos demasiado concentrados em repetir procedimentos sem melhorias.

Por isso, é fundamental, parar para pensar, definir o ponto de situação e escutar as ideias dos outros. Do conjunto de possíveis soluções poderá estar a resposta que procuramos e a seguir iremos então definir como vamos fazer para chegar onde pretendemos.

Maximize a sua Produtividade colocando o foco na solução.

“Onde está o foco, a energia flui.” – Tony Robbins

Artigos Semelhantes

Passos para o Sucesso (Dezembro)

Dezembro 14th, 2020|0 Comments

2020 foi certamente um dos anos mais desafiantes (ou mesmo o mais desafiante) que passámos, por diversas razões, e chega agora à sua conclusão. No mês passado, referimos a importância da retrospeção, por isso [...]

Retrospetiva (Novembro)

Novembro 25th, 2020|0 Comments

Em várias situações assistimos as empresas fazerem uma retrospetiva do ano, analisando os resultados, retorno dos investimentos, atingimento de objetivos, etc.   Mas qual a importância da retrospetiva? A retrospetiva consiste na análise de [...]

Foco na Solução (Outubro)

Outubro 6th, 2020|0 Comments

Perante um desafio ou uma situação mais complicada, tendemos a penalizar o erro e a procurar responsáveis, ficando por horas ou dias, a remoer o problema, sem conseguirmos canalizar os esforços de forma a [...]

Gestão do Stress (Setembro)

Setembro 1st, 2020|0 Comments

Este trimestre é mais exigente, por isso no desafio deste mês pretendemos dar-lhe dicas que o podem ajudar a lidar com situações de stress e a evitar situações de Burnout. O que é o [...]