Atarefado com os presentes de última hora?

Um livro pode ser uma boa solução!

Os livros são rápidos de comprar, mas podem demorar mais a escolher, a perceber se é o livro certo e para a pessoa certa. É, neste sentido que o queremos ajudar. Oferecemos dicas de alguns dos bons livros com que nos cruzámos em 2021, falamos do que nos agradou no livro e com quem se podem enquadrar.

1. A Quietude é a resposta (link para o livro)

Autor: Ryan Holiday

Páginas: 256

No momento em que vivemos este livro é ainda mais importante. Ryan Holiday, recorrendo a exemplos de grandes homens da história, mostra-nos como devemos reagir em situações de pressão e ultrapassar os obstáculos que o nosso próprio ego semeia. Como é que a procura do silêncio, da quietude, uma necessidade tão antiga quanto o ser humano, é a resposta sem que isso nos faça perder a força e o vigor de encontrar novas soluções.

Ideal para: Um livro de leitura fácil e muito agradável, interessante para ajudar a reagir à imprevisibilidade decorrente da situação atual no Mundo! Pode ser especialmente adequado a alguém a atravessar um momento de maior ansiedade ou incerteza.

2. Peak Performance (link para o livro)

Autores: Brad Stulberg e Steve Magness

Páginas: 240

Como podem as pessoas alcançar o seu melhor desempenho sem se esgotarem mentalmente? Um atleta de alta competição e um consultor de topo, que estavam a caminhar para o seu sucesso profissional, entraram em depressão e não conseguiram continuar com a mesma performance inicial. Isto levou-os a estudar o fator de sustentabilidade de alta performance, sem ter esse risco de quebra que os deixou levar pelo cansaço e frustração.

Ideal para: Recomendamos este livro a todos os que lutam por melhorar o seu desempenho, que estão continuamente a desafiar-se. Vão adorar. Não encontrámos este livro em Português, mas o inglês é bastante acessível, também existe em espanhol.

3. Rebel Ideas (link para o livro)

Autor: Mathew Syed

Páginas: 320

Rebel Ideas examina o poder da diversidade cognitiva como ingrediente fundamental para encontrar soluções para problemas difíceis e explica a importância de ter equipas multidisciplinares com perceções do mundo e ideias completamente diferentes. O livro aborda o desafio enquanto líderes de fazer com que estas pessoas com diferentes diversidades cognitivas possam interagir com a preocupação de criarem laços entre as ideias diferentes e não fazer sobrepor a sua própria ideia.

Ideal para: O livro certo para aqueles que tenham, ou estejam para ter, desafios ligados à Liderança de equipas.

4.The E-myth (link para o livro)

Autor: Michael Gerber

Páginas: 224

O livro clássico de Michael Gerber aborda vários mitos relacionados à forma correta de iniciar um pequeno negócio e como torná-lo bem-sucedido. O autor faz com que o leitor percorra cada etapa do processo de construção de um negócio, ensinando como podemos estruturá-lo para que ele não dependa tanto de nós, para que possa acontecer sem nós, sem termos de abdicar das coisas importantes. A coisa mais importante no livro é que Gerber tenta destacar a diferença de ser dono do seu próprio negócio e simplesmente trabalhar nele.

Ideal para: Indicado para todos os empresários, que começaram o seu negócio porque dominam uma arte, e é nessa arte que são bons, mas têm dificuldade na estratégia de gestão e em lidar com o crescimento do negócio. “Era tão mais fácil quando erámos pequeninos, erámos só nós.”

5. Sem Limites (link para o livro)

Autor: Jim Kwik

Páginas: 416

Sem Limites é um manual que nos ensina a aprender e a sua mensagem é inequívoca: não interessa o que os outros nos dizem – se soubermos usar o cérebro, o nosso potencial é infinito. E para o desbloquear, só temos de conhecer as técnicas. Da mesma forma que iria responder a um génio que queria desejos ilimitados quando este lhe concedesse um desejo, se lhe perguntassem o que queria aprender, certamente iria responder que queria aprender a aprender.

Ideal para: Um livro que pode ajudar todos aqueles que pensam que têm dificuldade em se concentrar, e que acham que a sua memória não é boa. Se calhar estão a tentar aprender da forma errada para eles.

Se quiser saber um pouco mais sobre este livro assista ao vídeo de análise aqui.

6. Why do so many incompetent man become leaders? (link para o livro)

Autor: Tomas Chamorro-Premuzic

Páginas: 240

O título do livro de Tomas Chamorro-Premuzic pode parecer desafiador e provocativo, mas não foi escrito como ataque aos homens, mas sim para perceber quais são as competências dos bons líderes e por que razão as empresas não possuem essas características nos seus líderes. O livro explora se há uma relação entre o facto de a maioria dos líderes serem homens com o facto da maioria dos líderes serem incompetentes. Tomas Chamorro-Premuzic explica por que é tão fácil para homens incompetentes se tornarem líderes e tão difícil para pessoas competentes, especialmente mulheres, avançarem neste posto. 

Ideal para: Se é uma mulher a liderar numa organização de homens, vai adorar este livro, mais ainda, vai aprender como tirar partido das suas competências para singrar na carreira. O livro não está disponível em português, mas o inglês é de leitura acessível.

Se quiser saber um pouco mais sobre este livro assista ao vídeo de análise aqui.

7. Isso Nunca Vai Resultar (link para o livro) 

Autor: Marc Randolph

Páginas: 352

“Isso Nunca Vai Resultar” relata a verdadeira (e improvável) história de como foi construída e desenvolvida a Netflix. Desde a geração de ideias, à construção de equipas, passando por saber quando é altura de desistir, o livro não é apenas a parábola de “Siga os seus sonhos”, mas é também uma das histórias empresariais mais dramáticas e perspicazes do nosso tempo. O que emerge, porém, não é apenas a história, no livro estão as respostas a algumas das perguntas fundamentais sobre dar o salto de fé, seja nos negócios ou na vida: Por onde começar? Como lidar com o fracasso? Como lidar com o sucesso? O que é realmente o sucesso? 

Ideal para: Um livro interessante para empreendedores que apostam na inovação, que batalham pela próxima grande ideia, que se aventuram no mundo das startups. Uma descrição detalhada de todo o trabalho por trás de epifanias.

Se quiser saber um pouco mais sobre este livro assista ao vídeo de análise aqui.

8. Correr Para Vencer (link para o livro) 

Autor: Phil Knight

Páginas: 416

Um livro que nos fala, na primeira pessoa, da forma como surgiu e cresceu a Nike. Marca pela forma aberta como o Phil Knight expõe o seu percurso de vida, os seus sucessos e insucessos, tanto pessoais como profissionais, até se tornar a pessoa e o empresário que é hoje. Uma história comovente e, ao mesmo tempo, de grande força e superação que nos ensina algumas lições:

  1. A Família é o nosso maior sucesso
  2. Se temos uma ideia, não importa que os outros a achem maluca. Seguimos em frente…Não Paramos! – Just Do It
  3. Viajar pelo mundo é, possivelmente, a maior fonte de aprendizagem que se pode ter.
  4. Persistência– nos momentos em que tudo parece perdido, que não se vê solução, a Fé na nossa ideia, em nós, é fundamental.

Ideal para: Um livro que pode ajudar a colocar algumas prioridades em perspetiva. Uma boa leitura para aqueles que olham para o negócio como a única coisa que têm que fazer na vida. Ideal para quem acredita que as grandes empresas já não têm dificuldades e que foi fácil lá chegar.  

Se quiser saber um pouco mais sobre este livro assista ao vídeo de análise aqui.


Todos os meses partilho as minhas leituras em formato de Vídeo no canal de Youtube VR2P, Assista e siga #livrosdovasco e #Livrosaodetalhe.

Comente, partilhe com um amigo e deixe também as suas sugestões de leitura!

Brindo a um 2022 repleto de boas leituras e MUITO SUCESSO!