Tem se sentido mais cansado, desmotivado, com dificuldade em executar as tarefas solicitadas no seu trabalho? Atenção! Pode estar a entrar em burnout! 

O que é o Burnout?

O Burnout, ou Síndrome de Esgotamento Profissional, é uma perturbação psicológica comum, caracterizada pelo esgotamento físico, psicológico e emocional que incapacita o indivíduo de desempenhar as suas tarefas quotidianas. Segundo a ordem dos psicólogos, esta síndrome é responsável por mais de metade das situações de absentismo laboral nas empresas europeias, atingindo mais de 40 milhões de trabalhadores.

Que causas estão associadas? 

A Síndrome deBurnout pode ter várias causas, mas está maioritariamente relacionada com fontes de stress inerentes à atividade profissional. Durante muitos anos, foi considerada uma realidade exclusiva a profissionais com maior envolvimento interpessoal (como por exemplo, os da área da saúde), no entanto, pode afetar indivíduos de qualquer classe profissional, incluindo estudantes, nomeadamente, universitários. Por norma, é um reflexo de um ambiente profissional exigente (ambiente de grande competitividade, sobrecarga de tarefas ou horários e desajustamento nas funções atribuídas). 

Quais são os Sinais de Alerta: 

1. Se tende a julgar negativamente tudo o que está relacionado com o seu trabalho; 

2. Se tem tido um menor envolvimento e dedicação ao seu trabalho; 

3. Se se sente mais cansado, com dores musculares e/ou enxaquecas; 

4. Se sofre com alterações nos níveis de tensão arterial e no sono; 

5. Se se sente insatisfeito com a vida em geral, menos motivado e sem propósito; 

6. Se tem dificuldades em manter uma relação saudável com amigos e familiares;

 

Como evitar e prevenir o Burnout: 

1.Comece o dia com um momento de relaxamento, quer seja a ler ou meditar;

2. Adote um estilo de vida saudável, coma melhor e pratique exercício com regularidade, não esquecendo que é necessário dormir pelo menos 7h-8h por dia;

3. Estabeleça limites – aprenda a dizer não;

4. Defina objetivos SMART e evite a “rotina” de fazer horas extras;

5. Todos os dias encontre um momento para fazer uma pausa das tecnologias;

6. Potencie a sua criatividade com a prática de um novo projeto ou de um hobbie.

 

Caso Real:

Na TEDTalk, Frédéric Meuwly, Fundador e Diretor Geral da Actitudes Coaching, partilha a sua experiência como “Sobrevivente de Burnout e revela os sinais de aviso a ter em atenção. Este é um exemplo de um caso extremo que o levou ao internamento devido à Síndrome de Burnout: