Seja na vida profissional ou na vida pessoal, o tempo escasseia. É a única variante que não conseguimos controlar. Todos temos 24h mas o mais importante é como as gerimos. Com tantas distrações e obrigações, é fácil perder o rumo e acabar a desperdiçar horas preciosas. Por isso, para alcançar os nossos objetivos, é importante adotar estratégias eficazes de gestão do tempo, uma capacidade importante, seja em que área for. Gerir o tempo é o que nos permite ser mais produtivos, eficazes e não nos perdermos nos imprevistos que
acontecem. Mas como podemos gerir o tempo numa era onde tanta coisa acontece ao mesmo tempo e parece não haver tempo para parar?

Use uma agenda digital e uma checklist de tarefas diárias física para gerir o seu tempo.

Use uma agenda digital e uma checklist de tarefas diárias física para gerir o seu tempo.

Muito mais do que números e ponteiros, o tempo é a sucessão de todos os acontecimentos da nossa vida, e cabe a nós gerir esta sucessão de eventos da melhor forma, para alcançarmos o sucesso pretendido.

Uma das melhores maneiras é planear a semana, criando uma lista de tarefas diárias e estabelecer prioridades de acordo com a sua importância e urgência. Estabelecer metas diárias e semanais e manter-se comprometido com elas, eliminando distrações. Logo sabemos melhor por onde começar e garantimos que não trabalhamos com base nos imprevistos urgências que possam acontecer.

A delegação de tarefas é algo ao qual nem sempre damos a devida importância. Saber delegar uma tarefa é tão, ou mais, importante como fazê-la. Muitas vezes queremos fazer tudo por nós e ter o controlo de tudo, mas quando trabalhamos em equipa, delegar permite-nos ter mais tempo para outras tarefas ainda mais importantes. Na nossa formação de Liderança partilhamos um modelo de delegação de tarefas desenvolvido sob o conceito de Liderança Situacional do Dr. Ken Blanchard. Use uma agenda digital e uma checklist de tarefas diárias física para gerir o seu tempo

Contudo, pessoas diferentes podem beneficiar de diferentes métodos que ajudem a aumentar a sua produtividade. Para aqueles que sentem dificuldade em se manter concentrados muito tempo é possível que a técnica Pomodoro possa ajudar.

O que é a técnica Pomodoro?

A técnica de Pomodoro é uma ferramenta muito útil de gestão de tempo. É um método simples e dura duas horas. Primeiro, estamos focados numa tarefa durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansamos 5 minutos, mesmo que não tenhamos terminado a tarefa. Assim sucessivamente até que se completem as duas horas. As pausas devem ser realizadas com atividades que não exijam muito mentalmente. Em suma, esta técnica permite-nos saber quando parar e descansar a cabeça, aumentar o foco e clareza quando realizamos as nossas tarefas e diminuir a ansiedade.

Pode conhecer melhor esta técnica no livro  A Técnica Pomodoro, de Francesco Cirillo.

Se a gestão de tempo ainda é um difícil desafio para si e implica a sua produtividade, hoje sugiro, além do vídeo acima, descarregar o meu ebook grátis que aborda a questão da produtividade (no teletrabalho).