“Qualquer coisa que a mente do homem possa conceber, também pode alcançar.”
– W Clement Stone
O ambiente em que nos inserimos a nós ou às empresas, está em constante evolução, os padrões e as tendências mudam a um ritmo alucinante.
Eficiência vs Eficácia.
Definir as nossas metas de vida e os objetivos que pretendemos alcançar, torna-se fundamental para uma maior eficácia na nossa vida.
Muitas vezes ocupamos o tempo a fazer coisas que nos levam na direção errada, preocupando-nos com questões que não se traduzem verdadeiramente naquilo que pretendemos atingir.
Podemos até ser muito eficientes, mas a eficácia daquilo que fazemos só se verifica quando temos um objetivo em mente.
Para sermos eficazes, devemos clarificar o que idealizamos para o nosso futuro, onde pretendemos realmente chegar e o que pretendemos atingir ao nível pessoal e profissionalmente.
Para esclarecer o objetivo que deve ter em mente todos os dias para que a sua vida se encaminhe na direção certa, deve desenvolver uma missão pessoal que defina o que a pessoa pretende ser e fazer e basear-se nos seus valores principais.
-Exercício-
Para escrever a sua missão pessoal deve refletir sobre as suas prioridades. Essa autorreflexão pode demorar alguns dias e exigir a reformulação da sua missão diversas vezes.
- Identifique as diferentes áreas em que separa a sua vida.
- Defina os dois ou três objetivos mais importantes que pretende atingir.
- Finalmente, identifique os papéis e objetivos de longo prazo que se relacionam com a sua missão.
A missão de uma empresa segue o mesmo processo e deve ser elaborada em colaboração com todos, para que todos se sintam parte dessa missão e trabalhem juntos para um mesmo fim.
Deixe o seu comentário