A rápida incorporação de novas tecnologias e softwares nas nossas empresas é um fator chave de recuperação na “reabertura” da economia.
Vou dizer-lhe como pode acelerar a digitalização na sua empresa e manter-se à frente nesta “corrida” pela recuperação pós-covid.
Muitas empresas estão a apostar nas ferramentas digitais para conseguir continuar o seu trabalho protegendo os seus colaboradores e servindo os seus clientes mesmo com todas as restrições que se verificam.
Como consultor empresarial tenho assistido a uma procura sem precedentes por este tipo de ferramentas de trabalho à distância e digitalização da informação.
A evolução do digital nestes dois últimos meses foi muito maior que do que alguma vez tinha sido e do que de alguma forma pudesse ser expectável. De repente tudo é online, as compras, os serviços, a educação e até a medicina passou a “telemedicina”.
Com o retomar da atividade há uma grande vontade de regressar à normalidade a toda a velocidade, mas o medo de uma nova vaga que obrigue a mais medidas restritivas paira no ar. É preciso prepararmos as nossas empresas.
Mas, a questão vai bem para além de uma segunda vaga:
- Comportamento do consumidor
Experimentámos todos o conforto do digital. Trocámos, ainda que obrigados, a compra física pelas lojas online e a verdade é que gostámos.
- Recuperação Imprevisível
A recuperação económica é completamente imprevisível. Nunca um cenário como o de agora tinha acontecido, um “shutdown” a uma escala global. A recuperação será diferente para diferentes regiões, diferentes setores, produtos e muito diferente entre os vários segmentos de mercado (a crise não é bem igual para todos). Alguns setores tradicionalmente de pequeno valor vão crescer como nunca se imaginou e áreas fortes de negócio vão ter dificuldade em atingir os números pré-covid. Empresas líderes de mercado vão ter que se reinventar e reajustar a sua capacidade produtiva. Os modelos de gestão que nos guiaram até aqui estão definitivamente obsoletos. Novos modelos vão surgir para ajudar às desafiantes decisões que se avizinham.
- Trabalho Remoto
De um momento para o outro ficámos a trabalhar a partir de casa. E o início foi atribulado, mas hoje multiplicam-se as empresas que pensam manter este tipo de trabalho mesmo depois do covid. As vantagens estão a vir à tona e o potencial é muito grande. O trabalho remoto permite com menor custo ter mais recursos disponíveis, ser mais flexível, ser mais produtivo e poder dar respostas muito mais rápidas ao cliente. Basta olhar para as necessidades do mercado e é fácil de perceber que a vantagem competitiva é tão grande que justifica repensar o nosso modelo de negócio.
Uma rápida adaptação a este modelo de negócio será um fator crítico de sucesso na recuperação das nossas empresas. A transformação digital vai ocupar um papel central nesta recuperação. Aquilo que oferecemos são algumas dicas sobre como desenhar um plano para que a sua empresa possa fazer esta adaptação de forma acelerada e sustentável para lá deste período de recuperação.
Todos sabemos que as mudanças são difíceis e muitas vezes a autodisciplina é insuficiente para fazermos o que tem que ser feito. Se queremos ser eficientes na mudança de comportamentos devemos dar às pessoas as ferramentas cuja utilização as leve a agir de acordo com os comportamentos que pretendemos.
PLANO IMPLEMENTAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
- Criar um plano estratégico de transformação digital
- Como estou agora?
- Diagnóstico Interno
- Avaliar a maturidade digital da empresa.
- Perceber quem são os colaboradores mais esclarecidos.
- Perceber onde os processos estão mais urgentes de serem alterados.
- Diagnóstico Interno
- Como quero estar?
- Diagnóstico externo
- O que há aí fora?
- O que eu quero para mim?
- Definir objetivos e Prioridades
- Diagnóstico externo
- O que tenho que fazer para lá chegar?
- Decompor Objetivos em tarefas.
- Criar equipas
- Escolher tecnologias
- Adaptar comportamentos
- Documentar procedimentos
- Formar recursos Humanos
- Definir métricas e indicadores de progresso
- Criar prazos
- Verificação
- Como estou agora?
A transformação digital implica alterações estruturais ao nível do modelo de negócio, da liderança, da cultura, da estrutura organizacional e das competências técnicas e humanas, que resultam em renovados processos de negócio e potenciam a utilização de tecnologias e serviços digitais, cada vez mais acessíveis e interligados.
Algumas empresas estão a acusar a frustração por ainda não terem conseguido ter maior produtividade com as novas tecnologias.
As novas tecnologias só criam impacto positivo se constituírem a oportunidade para uma mudança organizacional orientada à excelência do desempenho e obtenção de resultados.
Usar este sistema de implementação da estratégia, com a definição clara do que se pretende atingir vai levá-lo onde quer chegar.
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