2022 foi um ano repleto de desafios, novas conquistas e muitas aprendizagens. O conhecimento é uma das maiores armas contra os desafios do dia-a-dia, pois antevê situações inesperadas, calcula as melhores soluções e aponta o melhor caminho a seguir. É importante continuamente desenvolver habilidades e aptidões, para que os desafios se transformem em conquistas.

Para a VR2P, uma das melhores formas de aquisição de conhecimento é a leitura, pois permite absorver o conhecimento e o trabalho de vida de vários autores, juntando-os num só método de pensar e agir.

É com esta missão que fechamos o ano de 2022 com 44 livros lidos, um total de 52 autores diferentes cujo conhecimento, trabalho e pensamento permeia para a abordagem empresarial da VR2P. Muitos destes livros foram marcantes, e conduziram a mais resultados e mudanças positivas para a nossa empresa e clientes.

(Consulte aqui a lista de todos os livros lidos em 2022)

Neste artigo, revisitamos os principais livros de 2022, sintetizando numa única página as várias analises e todo o conhecimento delas retirado:

 


Pequeno excerto retirado do Livros ao Detalhe de 02/22

O primeiro livro analisado é ‘Mentalidade SIIIGAAAA’, de Bruno Seco, alvo do primeiro Livros ao Detalhe de 2022, em fevereiro:

“Quer tornar-se o Capitão da sua vida? Tornar-se quem aspira ser e inspirar outros a conquistar os sonhos, pelo seu exemplo transformador? Exercer o que o Bruno Seco designa de Autoliderança Servidora?”

Muito mais do que um livro, a Mentalidade SIIGAAAA é uma maneira de pensar e de encarar a vida. Aplicando um método único de gestão de pensamentos, conseguimos tomar controlo das nossas ações, e estruturar todas as nossas decisões de modo a serem as mais adequadas para alcançar os nossos objetivos. A Mentalidade SIIGAAAA permite-nos ser o tenente das nossas ações, o general em comando do nosso destino, o líder que guia o próprio pensamento e o conduz ao sucesso.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

O segundo livro a destacar é o ‘Reinvente-se’, de Gonçalo Gil Mata, que analisamos em março de 2022:

“Reinvente-se’ desafia-o para uma jornada de transformação pessoal, de redefinição de prioridades, de modo a sentir-se mais realizado e alinhado com os seus valores mais importantes.”

Todos já sentiram a necessidade para realizar mudanças, tanto a nível pessoal como profissional, mas por vezes sentimo-nos presos à nossa situação presente, ao nosso passado e a todas as decisões que efetuámos ao longo da nossa vida. Tudo isto dificulta o processo de transformação e de redefinição. Este livro é a ferramenta mestre que permite desbloquear o pensamento indicado para concretizar as mudanças que tanto procuramos, e que nos conduzirão à nossa melhor vida.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

Pequeno excerto retirado do Livros ao Detalhe de 03/22

Pequeno excerto retirado do Livros ao Detalhe de 04/22

O terceiro livro, analisado em abril de 2022, é o ‘Gerir Emoções’, do Paulo Moreira:

“Não podemos impedir que as emoções apareçam, é certo. Mas podemos escolher o que fazer quando estas surgem!”

“Gerir Emoções – um guia prático” é um livro que explica como é que as emoções surgem, o impacto que têm na nossa perceção, memória e tomada de decisão, apresentando-nos inúmeras estratégias e técnicas para conseguirmos geri-las a nosso favor.

As emoções controlam a nossa vida muito além do que julgamos. Os nossos dias são continuamente influenciados pelas emoções, que controlam as nossas ações, decisões e regem a forma como encaramos o mundo. Este livro é bastante importante, pois permite-nos observar as nossas emoções segundo uma nova perspetiva, entendendo como elas são passageiras e temporárias, e como podemos deixá-las afetar ou não a nossa vida.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

O quarto livro, alvo de análise em maio de 2022, é ‘Pensar como um cientista de foguetões’, de Ozan Varol:

“Nos dias de hoje, pensar como um cientista espacial é uma necessidade. Todos os dias enfrentamos problemas que são complexos e que precisam de ser desmontados de forma pragmática e ambiciosa. E a vantagem estará sempre do lado daqueles que conseguiram enfrentar esses problemas desconhecidos, sem orientações, e encontrar uma solução para algo novo.”

Este é um livro que cultiva um pensamento crucial para enfrentar e solucionar problemas difíceis. Tal como um cientista de foguetões descobre e inventa a solução para um dos maiores desafios da humanidade, ultrapassando aquilo que inicialmente parecia impossível, também nós, através dum determinado processo de pensamento, podemos vencer os nossos obstáculos e imaginar respostas inimagináveis para os nossos problemas.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

Pequeno excerto retirado do Livros ao Detalhe de 05/22

Pequeno excerto retirado do Livros ao Detalhe de 07/22

Em junho de 2022 analisamos o quinto livro do ano: ‘Juntos é Melhor’, do Simon Sinek.

“A vida é feita de escolhas. Esquerda ou direita? Comprar ou vender? Investir ou poupar? Por vezes escolhemos bem, outras vezes escolhemos mal. Há, no entanto, uma escolha que determina de forma profunda o modo como vivemos: queremos fazer a caminhada sozinhos ou acompanhados?”

Esta pequena história reflete sobre a importância das relações humanas, explorando, de forma alegórica e ilustrada, temas como a cooperação e a confiança. Estes ensinamentos são cruciais, e podem ser facilmente transpostos do livro para a vida real, tanto a nível pessoal como profissional, visto que em todos os momentos da nossa vida nos rodeamos de pessoas, e cultivar as melhores relações possíveis é uma forma garantida de alcançarmos não só o sucesso, como a felicidade.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

Em agosto de 2022 analisamos o ‘Quantas vidas temos?’, do João da Silva.

“Cresci a ouvir dizer que ‘só se vive uma vez’, mas muitas vezes me pergunto se será mesmo assim. A experiência do confronto com situações-limite suscitou em mim uma dúvida fundamental: não será a nossa existência preenchida por várias vidas que vamos descobrindo e vivendo, à medida que avançamos?”

Um livro muito pessoal, no qual o autor reflete sobre os desafios e adversidades da sua vida, expondo as aprendizagens que deles retirou. Desafia as nossas crenças e demonstra como as reações que temos perante obstáculos influenciam a nossa perceção das situações. Entre muitos conhecimentos e grãos de sabedoria, o João explora o impacto duma reação positiva a uma adversidade, e o como esta por vezes nos traz uma nova vida.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

Pequeno excerto retirado do Livros ao Detalhe de 08/22

Pequeno excerto retirado do Livros ao Detalhe de 12/22

O último livro do ano, analisado em dezembro de 2022, é o ‘Aprende a Vender com Marketing Digital’, do Roberto Cortez:

“Este livro (…) ensina muito mais do que desenvolver uma estratégia com Marketing Digital – explica qual a atitude e o mindset certos que levarão os profissionais desta área ao sucesso.”

A maioria das empresas já está, de algum modo, presente no mundo digital. Mas o que distingue as empresas que sucedem nas plataformas digitais das que fracassam? Como conseguem algumas empresas expandir o seu negócio e garantir retorno no investimento em Marketing Digital?

De forma clara e elucidativa, o Roberto Cortez explica a maneira de pensar, os métodos, e as ferramentas que elevam a performance digital das pessoas e dos seus negócios. A abordagem exposta neste livro é única, pois incorpora diversas filosofias de desenvolvimento profissional nas estratégias de Marketing Digital. Desde a criação de valor acrescentado para o cliente, à importância da delegação e de equipas competentes, ao papel da mentoria no sucesso de um profissional, existem inúmeros ensinamentos e lições a retirar deste livro, e é uma mais-valia para qualquer pessoa com interesse nesta área.

Clique aqui para assistir ao vídeo completo.

Neste ano de 2023 a VR2P quer continuar a fazer dos livros uma das principais fontes de conhecimento e progresso, trazendo aos nossos seguidores novas leituras e análises todos os meses. Segue-nos nas redes sociais e subscreve à nossa newsletter para receber notificações das nossas recomendações de leitura (rúbrica ‘Livros do Vasco’) e análises detalhadas (rúbrica ‘Livros ao Detalhe’). Vamos transformar 2023 num ano de aprendizagem e autodesenvolvimento!